Importância de Alguns Fatores na Musculação

24/10/2011
Você provavelmente já deve ter se perguntado: “O que é melhor: Tomar Whey com Leite ou tomar Whey com Água?”. Você sabia que tomar Whey com leite ou com água não faz tanta diferença assim?
Essas e outras perguntas são muito comuns entre os praticantes de musculação, principalmente os de nível básico ou mediano. 
Citamos aqui alguns fatores e o nível de importância na musculação. Dessa forma você vai tirar suas dúvidas de uma vez por todas e obter melhores ganhos com maior qualidade.



1 – É melhor tomar Whey Protein com leite ou tomar Whey Protein com água?
Nível de Importância: MÍNIMA

Sim, o leite diminui a velocidade de absorção da whey, mas já foi provado que a sua “janela de oportunidade” é maior que 24 horas. Além disso o que realmente influi nos resultados é a composição completa da dieta, ingestão calórica, e qualidade dos alimentos, além disso, mesmo jogando sua absorção rápida no lixo, ainda é um upgrade poderoso na dieta, fonte proteica concentrada e prática.

2 – Qual o melhor horário para tomar a Creatina?
Nível de Importância: MÍNIMA

Existem sistemas que sugerem ingerir pré-treino, outros pós-treino, outros em ambos, mas a realidade é que o verdadeiro efeito da creatina vem com a frequência, ou seja, no médio prazo de ingestão diária. Poderíamos discutir sobre fase de saturação ou efeito placebo, mas tambem são assuntos com pouco ou nenhum impacto 

Em se tratando de creatina, e de marca confiável, basta tomar sempre.
Melhores Marcas de Creatina:

3 – Tempo de descanso entre treinos e entre séries.
Nível de Importância: GRANDE

É o tempo entre cada série e exercicio, e a divisão entre os músculos treinados que determinada os resultados do seu treino. Descansos altos entre as séries (2min ou mais) visam ganho de força, descansos mínimos (30seg-1min) visam ganhos de resistência, etc e tal.

Já o descanso entre os treinos de cada músculo deve ser de PELO MENOS 48 horas. Ou seja, se você treinou bíceps na segunda-feira, se quiser treiná-lo novamente na semana só poderá realizar isso de quarta-feira em diante. A razão disso é que o músculo cresce no descanso, e não na academia.

4 – Tipos de execução e ordem de treino.
Nível de Importância: GRANDE

A forma como seu corpo lentamente cresce tem influência direta com a forma que voce faz seu exercício, e mesmo que voce não acredite que supino e crucifixo inclinado desenvolvam um peito mais quadrado e menos caido, o estimulo excêntrico no musculo é sempre bem-vindo para sair de platôs no seu desenvolvimento. Não basta discutir sobre quais exercicios fazer, mas também em qual ordem, sob quais intensidades ou sequências. É o estudo aplicado do treino que diferencia corpos assimétricos e desproporcionais de corpos realmente perfeitos.

5 – Horário de ingestão dos alimentos.
Nível de Importância: MÉDIA

Já existem inúmeras dietas e estudos que enfatizam os benefícios do jejum, além disso o que realmente gera ganhos ou perdas é a ingestão calórica versus o seu gasto calórico, e nada mais. Porém não adianta simplesmente fazer uma refeição diária de 3000kcal. O horário da alimentação é importante sim, ainda mais pra quem manipula a insulina no corpo, e certamente uma alimentação pós-treino tem muito mais chances de ser usada para suprir sua energia do que uma refeição no meio da madrugada, que pode muito bem ser estocada como reserva de gordura no corpo, porém muita gente que nem sequer trabalha no ramo sofre pra caramba pra manter refeições de 3 em 3 horas, entre outras práticas complicadas. E como já foi dito, isso TAMBÉM dá resultados, só não é o centro da sua evolução

6 – Bebida alcoólica e a Musculação.
Nível de Importância: MÉDIA

O álcool, em medidas razoáveis, até ajuda nos ganhos, também já se vê recorrentes artigos sobre o assunto, porém em quantidades exageradas ele é o verdadeiro vilão da historia. A questão não é abolir completamente o álcool da sua vida, mas sim abolir o consumo exagerado de QUALQUER alimento. É diferente de certos alimentos como refrigerantes, onde de fato os benefícios não superam os maleficios…

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Enquanto as pessoas continuarem a fugir do básico: treino, descanso, alimentação e suplementação, vão continuar por aí, perdidas em fóruns, perdendo tempo e dinheiro, quando poderiam muito bem fazer da musculação um esporte mais saudável e acessivel para todos.

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