Ômega 3: Efeitos, Benefícios, Onde Comprar

By | 25/01/2012
Conheça o Ômega 3, esse componente essencial para qualquer pessoa que busca o aumento de massa muscular e diminuição de gordura corporal.
Saiba um pouco mais sobre seus benefícios para a saúde e para seus ganhos na musculação, além de detalhes sobre como obter o Ômega 3, seja pela alimentação ou suplementação.




O que é Ômega 3?
Desde os anos 70, os benefícios do Ômega 3 vem sido pesquisados e, hoje em dia já estão confirmados. O Ômega 3 é uma forma de gordura com vários benefícios para o coração e para o corpo de maneira geral.
O Ômega 3 é um tipo de gordura que se encontra nos peixes marinhos como o bacalhau, o salmão, arenque, etc. Além disso, pode também ser encontrado em concentrações menores em alimentos como a soja, a castanha e o óleo de canola. Como essa gordura não é produzida pelo corpo humano, deve ser fornecida pela alimentação.
Consumir alimentos ricos em ômega 3 com frequência faz com que os níveis de colesterol e de triglicerídios no sangue sejam reduzidos de maneira considerável, o mesmo acontece com a pressão arterial. O ômega 3 possui ainda um efeito anti-inflamatório.
Quais Alimentos possuem Ômega 3?
Como citado anteriormente, as maiores concentrações de ômega 3 se encontram em peixes marinhos. Sabemos que nem sempre é possível ter esses tipos de peixes para serem consumidos em casa. Por esse motivo, a indústria da alimentação tem colocado no mercado alguns produtos enriquecidos com ômega 3, por exemplo o leite longa vida, ovos e até mesmo leite em pó. Para enriquecer o leite, a tecnologia utilizada é a adição de óleo de peixe no produto. Já para enriquecer os ovos, o óleo de peixe é adicionado à ração que vai ser utilizada para alimentar as galinhas. Essa é uma maneira inteligente e rápida de conseguir enriquecer os alimentos com esse importante tipo de gordura.
Os Ácidos Graxos Ômega 3 são lipídios essenciais, que não são encontrados no organismo. Por esse motivo é necessário adquiri-los por outras fontes, seja através da alimentação ou suplementos alimentares. 
Principais fontes de ômega 3: os peixes: sardinha, cavala, atum, truta, salmão e bacalhau.Também é possível encontrar Ômega 3 nas sementes de linhaça, nozes, castanhas.
Suplementos com Ômega 3 / Óleo de Peixe:

Benefícios do Ômega 3
Os benefícios do Ômega 3 não param por aí. O ômega 3 também tem um papel muito importante no combate de alergias ou inflamações, redução da pressão arterial, derrame, alguns tipos de câncer, diabetes, asma, entre outros. Estudos recentes apontam ainda que o ômega 3 funciona como um agente excelente ao sistema nervoso. Para que os seus nutrientes sejam mantidos de maneira mais intacta possível, é preciso evitar que os peixes sejam fritos. Os peixes devem ser consumidos de preferência grelhados, assados ou cozidos. Evite também as doses exageradas de ômega 3. Como diz aquele velho ditado: “Tudo em excesso faz mal.” E isso não é diferente com o ômega 3. Não exagere.

Ômega 3 e a Musculação

Como o principal objetivo da maioria das pessoas que praticam musculação é a hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de músculos, uma das dicas para conseguir atingir esse objetivo é justamente a ingestão de gordura. Muita gente comete o erro de não ingerir gorduras, por achar que vão engordar. Porém, a gordura possui uma forte ligação ao nível de testosterona.
Como assim? As gorduras não engordam? Bom, não é exatamente assim. Estamos nos referindo aqui aos níveis de gordura boa, e suas respectivas quantidades. Como já foi dito, as gorduras possuem ligação aos níveis de testosterona, que é um dos hormônios responsáveis pelo ganho de massa muscular e a queima de gordura (causada justamente pelo aumento de massa muscular). Além dessas funções, a gordura participa também dos processos de oxidação de moléculas de gordura corporal. O ômega 3 pode ainda ajudar no balanço energético da dieta.
Portanto, o Ômega 3 se torna um suplemento essencial para quem pratica musculação, tendo em vista que é um suplemento relativamente barato, se comparado a alguns outros que estão no mercado e que muitas vezes não possuem nenhum efeito comprovado.
Modelo e Fisiculturista que suplementa com Ômega 3 (Óleo de Peixe).
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