Vitaminas na Musculação

By | 31/01/2012

Nesse artigo vamos falar um pouco de um fator essencial que é negligenciado por muitos praticantes de musculação: as vitaminas.

As vitaminas trazem inúmeras vantagens para o funcionamento do organismo, porém iremos focar nas vitaminas essenciais e aquelas que contribuem para o ganho de massa muscular.

O que são as Vitaminas?
Nosso corpo é como um verdadeiro motor vivo, realizando reações químicas microscópicas a cada segundo. Essas reações são alimentadas pelas enzimas, as chamadas cadeias proteicas que são responsáveis por cada reação. Mas pra isso acontecer, as enzimas necessitam de combustível, e é aí que entram as coenzimas. Parece um nome muito complicado? Você as conhece por outro nome mais popular: vitaminas.

Dessa maneira, as vitaminas são o combustível essencial para manter tudo em funcionamento, resumidamente é basicamente isso. Elas são importantes para qualquer objetivo, seja o ganho de massa muscular, emagrecimento, ou até mesmo os objetivos mais primários. 
A variedade de vitaminas é imensa, portanto é praticamente impossível suplementar todas, obviamente. Por esse motivo, vamos tratar aqui das vitaminas mais importantes.

Principais Vitaminas para a Musculação:

Vitamina A – essa vitamina auxilia na quebra das proteínas durante o processo de construção de músculos e está ligada diretamente ao glicogênio. 

Funções: visão, crescimento, desenvolvimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial (pele), imunidade, reprodução, anti-cancerígeno.

Vitamina B1 – essa vitamina é utilizada no processo do metabolismo de proteínas e na produção de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio para todo o organismo. Mais oxigênio = maior rendimento durante o exercício físico.
Funções: respiração tecidual, metabolismo de corboidratos, gorduras e proteínas.

Vitamina B2 – essa vitamina auxilia na queima de gordura, além de melhorar a utilização do carboidrato para fins de reposição energética.
Funções: crescimento, produção de corticosteróides, formação das células vermelhas do sangue, gliconeogenese e atividade reguladora das enzimas tiróideas.

Vitamina B3 – essa vitamina ajuda na vasodilatação, dessa maneira permite que mais nutrientes cheguem ao tecido muscular. 

Vitamina C – essa vitamina funciona como antioxidante, e também auxilia o metabolismo de aminoácidos e a formação de colágeno pelo organismo.
Funções: produção e manutenção do colágeno (integridade celular), cicatrização, absorção do ferro.
Vitamina D – essa vitamina vai passar a ser sua grande aliada a partir de hoje. A vitamina D é considerada por muitos um esteroide natural, além de ajudar a absorver o cálcio, fazendo com que suas articulações fiquem mais fortes e o Fósforo, envolvido na síntese de ATP que funciona como fonte de energia para o organismo.
Funções: absorção, mobilização e reabsorção de cálcio e fosfato.

Vitamina E – essa vitamina é responsável por eliminar alguns agentes catabólicos do organismo, e funciona também como um potente antioxidante.
Funções: antioxidante.

Obviamente, conseguir todas essas vitaminas através da dieta ou da suplementação isolada é uma tarefa quase impossível e por esse motivo, a maneira mais indicada para conseguir consumir essas vitaminas é suplementar com um multivitamínico de qualidade. A maioria dos suplementos multivitamínicos de qualidade possui em sua composição grande parte ou todas as vitaminas listadas aqui nesse artigo.

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