Top 5: Maiores Mitos Sobre a Creatina

29/02/2012

A Creatina tem sido um assunto muito debatido durante muito tempo, mesmo sendo um dos suplementos mais pesquisados cientificamente.

Nesse artigo preparamos um top 5: os mitos sobre a creatina, e mostramos como esse suplemento pode te beneficiar.

Mito 1: A Creatina Causa Pedra nos Rins
Isso simplesmente não é verdade e existem muitos artigos e pesquisas que derrubam esse mito sobre a creatina. Acredita-se que qualquer pessoa que alegar ter tido danos nos rins enquanto tomava a creatina já tinha alguma doença pré-existente nos rins. Isso nos leva ao ponto de que qualquer pessoa que já tem qualquer complicação de saúde deve passar por uma avaliação e seguir todas as recomendações dos rótulos antes de qualquer coisa. Muita pesquisa já mostrou que a Creatina é totalmente segura quando tomada em doses corretas por pessoas saudáveis.

Mito 2: A Creatina é Pouco Absorvida e é Perda de Tempo
Esse mito não é nem 100% certo nem errado. Existem muitos tipos de creatina no mercado e a maior parte deles ainda não teve tempo suficiente para ser pesquisado devido a sua recente chegada. A Creatina Monohidratada, por outro lado, está no mercado há anos e sempre teve qualificações positivas.

Muitos Cientistas bem conhecidos e renomados concordam com os efeitos positivos da Creatina Monohidratada para o Corpo Humano.

Outros tipos de Creatina ainda precisam de mais tempo para conseguirem a comprovação, mas também é errado dizer que eles não funcionam.

Mito 3: Creatina é Bomba (Anabolizante)
Essa aqui sempre me faz rir e não poderia estar mais longe da verdade. É sempre engraçado ver a reação de muitas pessoas quando você fala que toma Creatina. Eles ficam com aquele brilho nos olhos e perguntam quanto tempo você tem tomado bomba. Isso são apenas pessoas mal-informadas sem o conhecimento do que a Creatina é de verdade.

Esteroides Anabolizantes são ilegais (sem prescrição médica) e são muito diferentes da Creatina. As famosas “Bombas” são drogas que tomam o papel de imitar os hormônios masculinos tal como a testosterona. A Creatina não faz isso e é completamente segura para pessoas saudáveis, ao contrário dos anabolizantes.

Mito 4: A Creatina Causa Câimbras Musculares
A origem desse rumor é desconhecida já que não existem estudos que provem que existe alguma ligação nesse sentido. A Creatina simplesmente não mostrou poder causar qualquer tipo de contrações, torções ou câimbras. O único fundamento por trás do mito pode ser em resposta a suplementos com óxido nítrico que possuem creatina e cafeína. Talvez as pessoas estejam confundindo os efeitos de desidratação do café (que PODE causar câimbras caso seja extremo o suficiente) com a creatina. Mas a Creatina Monohidratada sozinha não tem ligação alguma com câimbras musculares.

Mito 5: Creatina Barata não tem Efeito Algum
Isso não é verdade. Hoje em dia, com a popularização dos Suplementos, é possível encontrar produtos bem baratos com qualidade excelente. Claro que se algo for barato demais, é preciso ter uma certa cautela com relação a procedência do suplemento. Recomendamos apostar nas marcas mais conhecidas e conceituadas no mercado. Geralmente, as grandes marcas possuem vários tipos de Creatina e é possível sim encontrar um produto barato com uma marca excelente. Vale lembrar também que é preciso comparar a quantidade de Creatina em cada produto. Muitas vezes o preço é baixo, mas a quantidade de creatina no pote é inferior aos outros produtos.

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