Cafeína para Queimar Gordura

By | 07/02/2012
Que você conhece a cafeína eu tenho certeza. Mas você sabia que ela pode ser uma arma potente no processo de queima de gordura corporal?
Nesse artigo explicamos como a Cafeína pode te ajudar a perder gordura e conseguir aquela barriga definida que você sempre sonhou.





O que é a Cafeína?
Tecnicamente, a cafeína é um composto farmacologicamente ativo que pertence a um grupo de nutrientes chamado metilxantinas. É encontrada em abundância no café, chá, sementes de cacau e na noz de cola. Um copo de café comum contém aproximadamente 100mg de cafeina, dependendo do tipo do café, enquanto o chá contém aproximadamente 50mg e um refrigerante de cola aproximadamente 35mg.
Como a Cafeína Funciona?
A cafeína tem vários efeitos fisiológicos quando o assunto é a perda de gordura. Dois desses efeitos parecem ser os pontos principais por trás da perda de gordura pelo consumo da cafeína. 

Em primeiro lugar, a cafeína tem a habilidade de aumentar o gasto energético do organismo em descanso (metabolismo basal). Esse é o número de calorias que você queima todos os dias, apenas sentado no sofá, por exemplo. Em média, o metabolismo basal tem um aumento de 7 a 15% através do consumo da cafeína. Entretanto, cada organismo pode responder de maneira diferente. Por exemplo, por mais injusto que isso possa parecer, pessoas magras parecem ter um aumento mais expressivo no metabolismo basal do que pessoas obesas. Pessoas que tem um certo condicionamento físico e se exercitam regularmente parecem conseguir maiores benefícios no que diz respeito ao aumento da queima de calorias. O lado bom disso é que a cafeína pode ser uma arma potente no seu processo de queima de gordura conforme você se esforça para queimar aqueles últimos (e mais difíceis) 3 ou 4kg.

O segundo efeito seria o fato de que a Cafeína estimula a quebra e o desprendimento da gordura nas células de gordura. Esse processo é conhecido como lipólise. Ao soltar a gordura das células de gordura, a cafeína ajuda a regular o processo de utilização de carboidratos e proteínas como fonte de energia, e passa a utilizar mais a gordura corporal. Parece complicado? Explicando de uma maneira mais simples, seu organismo passa a queimar mais a gordura corporal para conseguir energia durante os exercícios físicos.
Ambos esses efeitos fisiológicos são mediados pela habilidade da cafeína de se vincular a um receptor específico no seu organismo que estimula a liberação de um hormônio chamado norepinefrina. Mais um nome complicado! Que bicho é esse? A norepinefrina age diretamente no sistema nervoso central – causando o aumento no metabolismo basal – e na própria célula de gordura, estimulando a lipólise. E é justamente a combinação desse efeito duplo da norepinefrina que faz a cafeína um suplemento tão potente para a queima de gordura.
Dosagem
Para conseguir os efeitos metabólicos mencionados acima, é necessária uma boa quantidade de cafeína, ou seja, apenas 1 copo de café praticamente não terá efeito algum. Por esse motivo, é mais indicado consumir a cafeína através de suplementos.

Marcas Recomendadas de Cafeína:

200 a 300mg de cafeína parecem ser a média para conseguir alcançar esses efeitos. Se você não tem costume de consumir a cafeína, esse nível pode ser um pouco alto. Tente começar com 100mg, duas vezes por dia e vá aumentando até chegar na faixa de 200mg. Se você já está habituado a consumir cafeína, comece com 200mg e vá aumentando até chegar aos 300mg.

Qual o Melhor Horário para Consumir Cafeína?
Consumir a Cafeína nos horários certos é importantíssimo. Você deve tirar proveito do seu efeito de desprendimento da gordura queimando essa gordura que a cafeína vai ajudar a soltar. Se você não fizer isso, toda aquela gordura navegando pelo fluxo sanguíneo vai provavelmente encontrar o caminho de volta para seus “pneus”. Então, o melhor horário para tomar as suas duas doses é logo quando acordar, pelo menos 30 minutos antes de comer qualquer alimento, e 30 a 45 minutos antes do seu treino. Ao fazer isso, você pode queimar a gordura que foi desprendida, a utilizando como combustível, evitando o risco de ela encontrar o caminho de volta para as células de gordura.

Outra vantagem ao utilizar antes do treino é que já foi comprovado que a Cafeína melhora os níveis de resistência e a performance atlética em geral. Ao fazer com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia, o organismo economiza os depósitos de glicogênio, permitindo um atividade aeróbica mais intensa durante um período mais longo.

Suplementos de Cafeína em Destaque:


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