7 Regras do Treino de Força

By | 24/02/2012

Listamos nesse artigo as regras mais importantes para o treino de força que vão te mostrar a melhor forma para alcançar seus objetivos e ficar mais forte. Qualquer pessoa que queira ganhar músculos ou ficar mais forte deveria estar seguindo essas dicas de treino. Se você seguir essas 7 regras, vai se tornar mais forte e aproveitar melhor seus treinos na academia.

Regra 1: Foco nos Exercícios Compostos
Exercícios compostos são aqueles que trabalham vários músculos do seu corpo ao mesmo tempo. Os exercícios compostos mais importantes são o Levantamento Terra, Agachamento e Supino. Citando como exemplo o Levantamento Terra geralmente é considerado um exercício para as costas, mas também trabalha os posteriores da coxa, abdominais e quase todos os outros músculos do corpo. Exercícios compostos vão trazer mais resultados para o seu corpo do que exercícios isoladores e afetam a maioria dos seus resultados na academia de maneira geral.

Regra 2: Execução Correta
A Execução Correta é de importância vital quando você começa a treinar pesado, já que irá evitar as lesões a longo prazo. Conforme o peso que você levanta vai aumentado, a execução correta se torna mais e mais importante. Aprenda a forma correta do exercício com pesos leves antes de tentar pesos mais pesados. Uma lesão causada por um exercício mal realizado pode te deixar fora da academia por semanas ou até mesmo meses e por esse motivo você nunca deverá subestimar a importância da execução correta.

Regra 3: Aumente os Pesos
Obviamente, pra conseguir ficar mais forte, você precisa desafiar seu corpo ao levantar pesos mais pesados de maneira progressiva cada vez que vai pra academia. Você precisa manter sempre em mente que se você quer ficar mais forte, os pesos que você levanta precisam aumentar. Nem sempre você vai conseguir levantar mais peso a cada semana, pois outros fatores como o cansaço ou a falta de foco podem te impedir a alcançar isso. Você deve focar em aumentar os pesos que levanta com um pequeno incremento a cada vez que vai para a academia. Se você falhar em uma semana, tente novamente na próxima.

Regra 4: Estabeleça Metas
Para conseguir progredir e ter sucesso em qualquer área, você precisa ter uma lista sólida e alcançável de metas para conseguir trabalhar em cima. Se você for para a academia sem saber o que está fazendo então acabará fazendo um treino sem foco e nada produtivo. Antes de colocar os pés na academia, você precisa saber exatamente quais exercícios vai fazer e exatamente quais pesos vai tentar levantar. A melhor opção é ter o treino escrito quando vai para academia, seja numa folha de papel ou até mesmo no celular, listando quais exercícios vai fazer, quantas séries, e com quanto peso. Se você tiver uma lista bem clara de objetivos, você vai se ver aproveitando melhor seus treinos.

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Regra 5: Fique Longe do Overtraining
O Overtraining é seu pior inimigo quando o assunto é treino de força e performance atlética. Se você treina muito frequentemente, seu corpo não vai ser capaz de se recuperar o suficiente e eventualmente você vai parar de progredir e até mesmo se tornar mais fraco. Seu corpo fica mais forte e se reconstrói enquanto você descansa e não na academia, e por causa disso você precisa garantir que está se alimentando e dormindo direito para que seu corpo se reconstrua. A recomendação mais frequente é deixar 2 ou 3 dias entre os treinos, se o ganho de força for seu objetivo.

Regra 6: Nutrição
A Nutrição é a parte mais importante de qualquer programa de treino de força. Para conseguir ficar mais forte e construir músculos, você precisa de um dieta rica em alimentos completos, vegetais, proteína, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. A Nutrição pode contar como até mesmo 80% de seus resultados na musculação e não deve ser negligenciada nunca. Se sua dieta for ruim, sua força e seu físico vão sofrer as consequências. Qualquer pessoa que queira ficar mais forte ou construir músculos deve comer pelo menos seis refeições ricas em proteína em intervalos regulares ao decorrer do dia. Claro que nem sempre é possível fazer tantas refeições com proteína e por esse motivo recomenda-se o uso de um suplemento de proteína como o Whey Protein.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Regra 7: Seja Persistente
Ninguém consegue progredir nos ganhos se dedicando “uma semana aqui e outra ali” e vão ter horas em que vai parecer que você não está tendo progresso. Construir músculos e ganhar força nunca vai ser uma questão fácil e você precisa se dedicar mais e mais quando parecer que não está tendo progresso. A maioria das pessoas pensam em um determinado momento que não importa quanto tentarem, eles simplesmente não vão conseguir se tornar mais fortes. Isso é perfeitamente normal e, desde que você continue treinando pesado na academia, você vai eventualmente se tornar mais forte e ganhar músculos. Tenha foco em se alimentar bem, descansar o suficiente, e uma hora você verá os resultados.

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