Adolescente Pode Praticar Musculação?

07/03/2012

Nesse artigo vamos discutir uma pergunta bastante comum: “Adolescente pode praticar musculação”?

Será que é verdade que a musculação atrapalha o crescimento?

Os pais sempre estão preocupados com a saúde e bem-estar dos filhos e essa é uma dúvida que ocorre com muita frequência: “qual atividade física meu filho pode praticar?”

Para falar a verdade, isso deve ser algo que deve partir dos próprios filhos. Eles devem procurar uma atividade física que gostem de verdade, sentem prazer em praticá-la, ou então será bem provável que os jovens faltem às aulas da atividade escolhida pelos pais.

Então se seu filho escolheu a musculação e você não sabe se ele pode ou não praticar essa atividade, fique tranquilo que iremos te orientar sobre o assunto.

Basicamente e de uma maneira direta, sim, a musculação é recomendada para adolescentes e não há problemas nessa prática, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Benefícios da Musculação para Adolescentes:
– Aumento de Força
– Melhora na Auto-Estima
– Melhora e Corrige a Postura
– Socialização
– Diminuição do Stress causado pelos estudos
– Aumento na concentração (pode ser aplicado aos estudos também)

A preocupação dos adolescentes é a mesma de todas as outras pessoas: a busca por um corpo desenvolvido, e por esse motivo a quantidade de adolescentes que se matriculam em academias cresce a cada dia.

Existia um mito antigo em que se acreditava que a sobrecarga de peso durante os exercícios físicos poderia atrapalhar o crescimento. Esse mito já foi derrubado há muito tempo, pois segundo a literatura científica, a musculação influencia positivamente no desenvolvimento do corpo.

O programa de treino para adolescentes deverá ser iniciado com atividades moderadas e de fácil execução, só então o grau de dificuldade aumentará gradativamente.
Um fator muito importante a ser considerado é que o profissional (instrutor, personal, etc) deverá dar uma atenção especial ao adolescente, pois geralmente os adolescentes querem resultados muito rápidos e por esse motivo podem aumentar o grau de dificuldade dos exercícios muito cedo e sem a devida orientação.
Também é essencial que o adolescente saiba respeitar o programa de treino que foi desenvolvido para ele e que não tente praticar exercícios planejados para outra pessoa, afinal “cada corpo é um corpo, cada caso é um caso”.
Cuidados Básicos na Musculação para Adolescentes
– Passar por uma Avaliação Médica
– Realizar uma Avaliação Física para saber em qual nível de atividade deverá começar.
– Procurar uma academia de qualidade, com profissionais capacitados
– Disciplina e Dedicação
– Alimentação Equilibrada
– Descansar o Suficiente (pelo menos 8 horas por dia)

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