Adolescente Pode Praticar Musculação?

By | 07/03/2012

Nesse artigo vamos discutir uma pergunta bastante comum: “Adolescente pode praticar musculação”?

Será que é verdade que a musculação atrapalha o crescimento?

Os pais sempre estão preocupados com a saúde e bem-estar dos filhos e essa é uma dúvida que ocorre com muita frequência: “qual atividade física meu filho pode praticar?”

Para falar a verdade, isso deve ser algo que deve partir dos próprios filhos. Eles devem procurar uma atividade física que gostem de verdade, sentem prazer em praticá-la, ou então será bem provável que os jovens faltem às aulas da atividade escolhida pelos pais.

Então se seu filho escolheu a musculação e você não sabe se ele pode ou não praticar essa atividade, fique tranquilo que iremos te orientar sobre o assunto.

Basicamente e de uma maneira direta, sim, a musculação é recomendada para adolescentes e não há problemas nessa prática, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Benefícios da Musculação para Adolescentes:
– Aumento de Força
– Melhora na Auto-Estima
– Melhora e Corrige a Postura
– Socialização
– Diminuição do Stress causado pelos estudos
– Aumento na concentração (pode ser aplicado aos estudos também)

A preocupação dos adolescentes é a mesma de todas as outras pessoas: a busca por um corpo desenvolvido, e por esse motivo a quantidade de adolescentes que se matriculam em academias cresce a cada dia.

Existia um mito antigo em que se acreditava que a sobrecarga de peso durante os exercícios físicos poderia atrapalhar o crescimento. Esse mito já foi derrubado há muito tempo, pois segundo a literatura científica, a musculação influencia positivamente no desenvolvimento do corpo.

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Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


O programa de treino para adolescentes deverá ser iniciado com atividades moderadas e de fácil execução, só então o grau de dificuldade aumentará gradativamente.
Um fator muito importante a ser considerado é que o profissional (instrutor, personal, etc) deverá dar uma atenção especial ao adolescente, pois geralmente os adolescentes querem resultados muito rápidos e por esse motivo podem aumentar o grau de dificuldade dos exercícios muito cedo e sem a devida orientação.
Também é essencial que o adolescente saiba respeitar o programa de treino que foi desenvolvido para ele e que não tente praticar exercícios planejados para outra pessoa, afinal “cada corpo é um corpo, cada caso é um caso”.
Cuidados Básicos na Musculação para Adolescentes
– Passar por uma Avaliação Médica
– Realizar uma Avaliação Física para saber em qual nível de atividade deverá começar.
– Procurar uma academia de qualidade, com profissionais capacitados
– Disciplina e Dedicação
– Alimentação Equilibrada
– Descansar o Suficiente (pelo menos 8 horas por dia)

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