Dicas para Conseguir um Corpo Trincado

09/03/2012

Quem se esforça com o objetivo de ganhar massa muscular sabe que depois de um tempo de treino de hipertrofia, é praticamente impossível evitar o acúmulo de gordura.

Listaremos 5 dicas importantes para que mantenha sua massa muscular ao mesmo tempo em que se consiga a queima daquela “camada” de gordura que se acumula sobre nossos músculos conquistados com muito sacrifício.

Agora que você já ganhou um volume muscular desejável, nada melhor do que “trincar” o corpo todo e colocar toda a definição muscular à mostra, não é mesmo? Com essas 5 dicas básicas, você poderá trincar o seu corpo e fazer aparecer a definição muscular completa de todos aqueles músculos que você lutou tanto para conquistar.

Consuma de 5 a 6 refeições por dia.  
Consumir de 5 a 6 refeições por dia é o básico para quem quer definir, tendo em vista que ao se alimentar de 3 em 3 horas, seu metabolismo é acelerado, afinal o seu organismo será forçado a gastar mais energia (mais calorias) devido aos constantes processos de digestão que será submetido ao longo do dia. Além disso, é mais fácil manter uma dieta dessa forma, já que se alimentando mais vezes ao dia dificilmente você sentirá fome.
Faça um treino de Alta Intensidade  
É indicado fazer todos os exercícios com o máximo de carga possível (sempre mantendo a boa forma no exercício), faça entre 8 a 10 repetições com o mínimo tempo de descanso possível. (45-60 segundos).

Treinando desa forma você irá aumentar o gasto de energia de forma drástica, acelerando também o seu metabolismo durante o dia inteiro.

Além disso, você evita a perda de massa muscular decorrente do processo de definição. É super importante manter o treino intenso, afinal você quer trincar, mas quer manter também o tamanho dos seus músculos, e não emagrecer e perder grande parte da massa muscular no processo.

Consuma Proteínas em todas as refeições  
Proteínas são essenciais para a reconstrução e manutenção do tecido muscular (novamente, você não vai querer perder massa muscular junto com a gordura).  Além de ser essencial para a  reconstrução e manutenção dos músculos, a proteína também aumenta a sensação de saciedade, ou seja, você conseguirá manter a dieta com mais facilidade, já que a proteína vai te ajudar a sentir menos fome entre as refeições.

É crucial consumir proteína em cada uma das refeições, mas essa tarefa pode se tornar difícil (e cara) de se realizar utilizando somente alimentos, por esse motivo é importante utilizar um suplemento de proteínas tal como o Whey Protein e a Albumina. Se tiver condições de tomar Whey Protein 2-3 vezes por dia, seus resultados serão melhores. Porém, se estiver sem dinheiro poderá procurar uma alternativa mais barata como a Albumina.

Faça Aeróbicos  
Para quem está acima de 15% de gordura corporal, é indicado a prática de exercícios aeróbicos para conseguir um auxílio na perda de gordura, caso contrário é preferível ter cautela na perda de gordura e ter um pouco mais de paciência, a fim de que não se perca muita massa muscular.

Já foi comprovado que o exercício intenso com pesos é mais indicado para a perda de gordura, mas ainda assim é recomendado praticar aeróbicos leves a moderados, por questões de saúde e de quebra aumentar um pouco o gasto calórico. Não esqueça que seu coração também é um músculo e você também precisa treiná-lo.

Consuma Carboidratos de Baixo Índice Glicêmico
Evite alimentos que contenham alto índice glicêmico como por exemplo o açúcar, doces, pães, etc. Consuma apenas alimentos de baixo ou moderado IG, como a batata doce, pão integral, arroz integral, etc.

Não precisamos nem comentar sobre os refrigerantes, né?
O único horário do dia que você poderá consumir açúcar sem peso na consciência é logo após o treino. Prefira tomar um suplemento de alto IG após o treino como a Maltodextrina para recuperar o glicogênio muscular e melhorar o transporte de nutrientes como a proteína para o músculo. Tomar Maltodextrina nesse horário não vai causar acúmulo de gordura.
Dica Opcional: Suplementos Termogênicos
Os suplementos termogênicos vão te ajudar no processo de queima de gordura. Dizemos ajudar pois você ainda vai precisar manter a dieta e os exercícios, eles não fazem nada sozinho. Porém, facilitam muito as coisas, aumentando o seu metabolismo durante o dia inteiro, além de dar um “pique” a mais para realização dos exercícios.
Existem vários tipos de termogênicos, alguns se destacam entre os demais como é o caso do Lipo 6, o queimador de gordura mais utilizado do mundo. 
Já se você estiver procurando uma alternativa barata, você pode optar pela cafeína e o chá-verde. Ambos possuem a ação termogênica e são bastante acessíveis.

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