É Possível Emagrecer com a Musculação?

02/03/2012
Você com certeza acha muito entediante fazer aquele monte de exercícios aeróbicos e não conseguir perder gordura. Você sabia que a musculação é mais eficiente para te ajudar a perder gordura do que os exercícios aeróbicos?

Como assim? É possível emagrecer apenas com a musculação?

Sim é possível! Praticar musculação é essencial para quem deseja emagrecer e de quebra ajuda a manter a musculatura firme, bem modelada e definida.
O Mito do Aeróbico
Há vários anos, surgiu um mito de que apenas a atividade aeróbica causa o emagrecimento. Você já deve ouvido muita gente falando algo do tipo “se quiser emagrecer, tem que fazer esteira!”. Porém, esse mito já foi derrubado através de pesquisas científicas. Aeróbico é sim uma forma de ajudar a emagrecer, mas não é a única e não é indispensável.
Primeiro, precisamos entender que a única forma de emagrecer é: gerar um balanço negativo de calorias. Ou seja, gastar mais caloria do que ingerimos, ou ingerir menos calorias do que gastamos. A partir daí, qualquer atividade física ajuda na perda de gordura, pois qualquer atividade gasta calorias.
O Diferencial da Musculação
Basicamente, existe uma diferença fundamental entre o gasto calórico através da musculação e através dos exercícios aeróbicos: o momento em que ocorre esse gasto. No caso do exercício aeróbico, só queimamos calorias durante o exercício de fato, e paramos de queimar quando terminamos o exercício. Já no caso do exercício com pesos (musculação) isso é completamente diferente. Além de gastar algumas calorias durante a musculação (conforme a intensidade), o organismo ainda gasta mais calorias descansando. Isso mesmo que você entendeu, você perde calorias sem fazer nada. 
O que acontece é que toda aquela punição que causamos nos músculos durante o treino, é recuperada no intervalo de descanso entre os treinos. Essa “reconstrução” do tecido muscular requer muita energia para ser realizada, fazendo com que o gasto de calorias aumente de maneira significante. Além disso, nosso metabolismo é acelerado após a musculação, fazendo com que o gasto de calorias do organismo em descanso se mantenha aumentado durante várias horas. E esse quadro vai aumentando ainda mais ao decorrer do tempo, pois conforme nossos músculos vão ficando maiores, mais calorias são necessárias para mantê-los. 
Claro que a quantidade de calorias gastas durante uma sessão de exercícios aeróbicos é maior quando comparamos a quantidade gasta em um treino de musculação, mas se considerarmos o gasto de energia após o treino, a musculação leva uma grande vantagem.
Parece complicado? Vamos entender esse processo através de um exemplo prático:
Exemplo Prático
Vamos supor que durante um treino aeróbico você gaste 500 calorias e durante o exercício com pesos você gaste a metade, 250 calorias. Você gastou mais calorias durante o treino aeróbico do que durante o treino com pesos, mas esse gasto ocorreu apenas durante a realização do exercício, ou seja, a partir do momento que você parou de fazer o exercício aeróbico você não queimará mais calorias. Já no caso da musculação, além de queimar as 250 calorias durante o treino, você vai continuar queimando calorias na fase de descanso, afinal é nessa fase que ocorre a reconstrução do tecido muscular. 
Queimando Ainda Mais Calorias!
Além disso, um ponto muito importante é que esse gasto calórico ocasionado pela reconstrução de tecido muscular ocorre até mesmo quando dormimos, pois é nesse período que o organismo se foca em renovar as células para reconstrução muscular. Por mais estranho que isso possa parecer: você pode emagrecer enquanto dorme!
Portanto, tenha foco em construir massa muscular o máximo possível, pois isso vai te ajudar muito no processo de definição corporal e perda de gordura. Quanto mais massa muscular, maior o gasto de energias durante o repouso e maior o gasto de calorias apenas para o organismo manter os novos músculos!
Por último, aconselhamos associar ambas atividades, afinal nosso coração também é um músculo e precisa sim ser fortalecido através do exercício aeróbico. Prefira os exercícios de alta intensidade e de menor duração, para evitar a perda de massa muscular.

Artigos Relacionados:
Como Perder Peso com o Lipo 6
Como Queimar Gordura e Acelerar o Metabolismo
Barriga de Tanquinho: Como Conseguir

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Quitoplan (clique), que consiste em um suplemento emagrecedor que ajuda a eliminar a gordura diretamente através das fezes + aplicativo de celular + guia de emagrecimento, excelente para quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *