Perguntas e Respostas Sobre a Creatina

By | 01/03/2012

Algumas pessoas te recomendam ciclar a creatina e outros dizem que isso não é necessário. E agora, o que fazer?

Nesse artigo respondemos essa e outras perguntas mais técnicas sobre a Creatina que vão te ajudar a conhecer ainda mais sobre esse que é considerado o suplemento com resultados mais rápidos.

Pergunta:
Eu ouvi dizer que a Creatina e a Cafeína podem ser consumidas ao mesmo tempo. Mas um artigo que eu li diz que a cafeína inibe a absorção da creatina no tecido muscular. Qual dessas afirmações é verdadeira?

Resposta:
Existiu uma pesquisa controversa publicada em 1996 no Diário de Fisiologia Aplicada sobre a creatina e a cafeína. Entretanto, se você analisar de perto aquele artigo, você vai perceber que a cafeína não atrapalhou a captação da creatina no músculo. Um estudo mais recente realizado por Vanakoski e outros pesquisadores, em 1998 investigou as farmacocinéticas da cafeína e creatina, tomadas separadamente ou em combinação. Esse estudo indicou que a Creatina quando usada sozinha ou mesma em combinação com a cafeína “era absorvida de maneira rápida e eficiente, como reflexo de concentrações plasmáticas.”

Como os pesquisadores concluíram que a Creatina era eficientemente absorvida mesmo quando em combinação com a cafeína, pelos resultados desse estudo ficou comprovado que a cafeína não traz efeitos negativos na captação de Creatina pelo tecido muscular.

Pergunta:
Tenho visto informações conflitantes sobre ciclar a creatina. Eu devo ciclar a Creatina ou não?

Resposta:
Alguns estudos apoiam a ciclagem de Creatina e outros não. Existem várias estratégias de “ciclos” que você pode testar: 1. Utilizar a Creatina o tempo todo, mas saturar a cada 6 semanas. 2. Saturar por uma semana, ficar na fase de manutenção por 6 semanas e parar de tomar creatina completamente por algumas semanas. Repetir.

Vale lembrar que cada corpo responde de uma maneira diferente, muitas pessoas por exemplo não precisam fazer a saturação, e consideram isso um mito.

Pergunta:
Eu misturo a creatina no meu shake, mas muitas vezes eu não bebo no momento que eu preparo. A creatina vai perder o efeito se eu demorar para tomar?

Resposta:
A não ser que você deixe a creatina misturada no shake durante dias (algo que com certeza você não irá fazer, né?), não tem problema, ela continuará com o mesmo efeito.

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Pergunta:
A Suplementação com Creatina aparenta aumentar a força do músculo. Isso não tornaria o coração de uma pessoa mais forte, já que o coração também é um músculo?

Resposta:
Pesquisas indicam que o tecido cardíaco de animais de laboratório de fato recebem creatina. Não na mesma magnitude dos músculos que trabalhamos na musculação, mas sim em um certo grau. Existem registros de pacientes com insuficiência cardíaca crônica que possuem baixos níveis de creatina miocardial, e nessa situação, a administração de creatina seria totalmente benéfica.

Pergunta
Antigamente víamos vários comentários sobre Creatina e as câimbras musculares. Existe algum estudo que investigue isso?

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Resposta:
Muitos estudos científicos foram publicados sobre a creatina nos últimos anos, e nós nunca vimos nenhuma evidência científica de que a Creatina aumenta a chance de um atleta sofrer de câimbras musculares ou “fisgadas”. Na verdade, os resultados de um estudo recente feito na Universidade de Memphis (intitulado “Efeitos da Suplementação com Creatina durante o Treino e Incidência de Câimbras Musculares, Lesões e Desconforto Gastrointestinal”) não revelou nenhum registro de câimbras musculares em indivíduos que tomaram suplementos com Creatina em várias modalidades de exercícios físicos. Entre os indivíduos analisados estavam nadadores, jogadores de futebol e atletas de resistência treinados e iniciantes.

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Comentários

4 thoughts on “Perguntas e Respostas Sobre a Creatina

  1. Mateini

    Bom dia amigo, olha, eu comprei uma creatina ontem, e li um tópico no Titagon que dizia que a cafeina atrapalha na absorção da creatina, mas como eu gosto muuito de café, eu queria que vc me assegurasse que nem em quantidades altas a cafeina atrapalha. obrigado.

    Reply
    1. Administrador

      Olá Mateini. Pode continuar a tomar seu café sem problemas. A confusão geralmente ocorre tendo em vista que a creatina retém água e a cafeína pode atuar como um diurético. Mas a não ser que você esteja tomando doses realmente absurdas de cafeína através de suplementação específica (algo que você nunca vai alcançar tomando café, mesmo que tome o dia todo) a cafeína não vai atrapalhar a absorção da creatina. Para comprovar que não há problemas, basta ver a fórmula de alguns dos melhores e mais utilizados suplementos pré-treino do mercado, como o Jack3d e o Shotgun, que possuem cafeína e creatina na fórmula!
      Bons Treinos!

      Reply
  2. Mateini

    Muito obrigado, já estava com dor de cabeça por não poder tomar meu cafezinho matinal heuahue, obg mesmo.

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  3. Bcardozo

    Oba! Eu já li que a creatina tomada junto com alguma coisa q tenha açucar, ajuda na absorção e efeitos mais rápidos. É verdade?

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