Por que meus Músculos não Crescem?

By | 05/03/2012

Alguma vez você já se perguntou por que você se mata treinando e seus músculos não crescem, enquanto um amigo que nem leva o treino muito a sério possui um corpo mais desenvolvido?

Explicamos nesse artigo algumas possíveis causas para seus músculos não estarem crescendo e como solucioná-las.

Conseguir um corpo com baixa quantidade de gordura e com uma musculatura bastante definida, além de ser ideal do ponto de vista da saúde, com certeza é também a principal meta dos praticantes de musculação por razões estéticas é até mesmo de auto estima.
Quando essa meta se baseia em todo o potencial do seu corpo associado a uma dieta balanceada, os resultados sempre aparecem. O problema começa a surgir quando você traça esse objetivo tendo como modelo o corpo de uma outra pessoa, seja um artista de TV ou até mesmo um amigo, colega de academia, parente, vizinho, etc. Nesse caso, se os resultados esperados não aparecerem, logo vem a frustração e você se pergunta: “mas o que eu estou fazendo de errado?” E a resposta pode ser “nada”.
Mas então por que outras pessoas, muitas vezes com pouquíssimo tempo de treino, conseguem músculos e um corpo razoável enquanto você se mata de treinar e não consegue nenhum progresso?
O primeiro passo é não considerar com se tivesse falhado ao comparar com o corpo de uma outra pessoa, pois afinal de contas aquele corpo, hábitos e estilo de vida não são os seus.

Agora que eliminamos essas comparações sem fundamento, vamos procurar em você e seus próprios hábitos os motivos para você não estar progredindo. Tenha em mente que essa é uma questão impossível de se solucionar com apenas uma resposta. Por esse motivo, é necessário que você revise os seguintes aspectos:

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Alimentação

Não importa há quanto tempo você treina e a intensidade do seu treino, sua alimentação precisa estar de acordo com o nível de atividade que você realiza. Não só para reposição de nutrientes que são utilizados durante o exercício, mas para também potencializar o ganho de massa muscular decorrente desses exercícios. Nessa mudança, além da dieta, você deve considerar a utilização de suplementos. Por exemplo, provavelmente você não está consumindo proteína suficiente através da alimentação e portanto a utilização de Whey Protein passa a ser essencial. Procure saber através de outros guias no nosso site se sua dieta e suplementação estão adequados ao nível de exercício que você pratica.

Treinamento

Obviamente, o tipo de treino que você utiliza e a sua progressão nesse treino irão influenciar muito no ganho de músculos. Para que a musculatura se desenvolva é necessário um treino diversificado e uma sobrecarga apropriada. Por esse motivo, outro ponto importante é escolher um local adequado e com boa estrutura para treinar, além de ter um bom profissional especializado na área a disposição, para a elaboração de um programa de treino equilibrado.
Alterações do Próprio Organismo
Alguns problemas hormonais e de metabolismo podem atrapalhar o ganho de massa muscular através do treino com pesos. Por esse motivo é de extrema necessidade fazer um acompanhamento periódico para verificar seu estado de saúde. Além disso, outras alterações podem atrapalhar como por exemplo o stress. Um atleta passando por situações de stress no dia a dia pode não apenas ter dificuldade para ganhar massa muscular, como também poderá perdê-la gradativamente, além de perceber uma diminuição da força e da motivação para treinar.
Genética
Se todos os fatores anteriores foram analisados e estão corretos, o motivo da ausência de aumento na massa muscular pode estar na própria estrutura muscular do seu organismo que, antes de mais nada, é definida geneticamente e deve sempre se levar em consideração.
Muitos praticantes de musculação ignoram a importância desse fator e ultrapassam os limites do corpo, muitas vezes fazendo o uso de substâncias proibidas para atingir o tão sonhado corpo perfeito. O problema é que muitas dessas substâncias causam alterações metabólicas, hormonais e cardiovasculares e até mesmo problemas gravíssimos como câncer e alteração de funcionamento dos órgãos. Acho que ficou claro (ou pelo menos deveria ter ficado) que esse não é o melhor caminho a ser tomado.
Por outro lado, há uma forma de utilizar a limitação genética a seu favor. Ao descobrir os reais limites do seu corpo, leve isso como uma forma de aprender a respeitá-lo e aproveitar o máximo de seu potencial para te fazer sentir mais forte e realizado, mas para isso você precisará colocar em mente que o seu limite não é o mesmo do que o de outra pessoa. Além disso, muitas vezes sua genética pode não ser tão favorecida em uma área, mas ser excepcional em outra. Como por exemplo muitas pessoas que podem não ganhar braços tão facilmente, mas que possuem pernas fortes e bem desenvolvidas mesmo enquanto são iniciantes na musculação. Descubra seu real potencial e aproveite-o ao máximo!

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