Exercício para Tríceps Grandes: as Paralelas

By | 17/04/2012
Triceps Grandes com Paralelas

Conheça esse exercício que é considerado um dos melhores para conseguir obter Tríceps Grandes: as Paralelas.

Aprenda tudo sobre esse excelente exercício e os motivos para incorporar as Paralelas na sua rotina de treino de tríceps.

Se você perguntar para qualquer fisiculturista ou praticante de musculação avançado a respeito de um exercício que desenvolva bem os tríceps, a resposta da maioria com certeza será “paralelas”.

Existe uma lógica básica aqui. Geralmente, os exercícios em que levantamos mais peso são os mais eficientes, pois são aqueles que recrutam mais fibras musculares e geralmente são executados com o trabalho de vários grupos musculares em conjunto. Por esse motivo, esse exercício é muito eficiente para aumentar o tamanho dos tríceps, já que é um dos exercícios com maior quantidade de peso, seguido do supino fechado. A lógica é a mesma para qualquer grupo muscular: Qual o rei dos exercícios de perna? Agachamento. Para o Peito, Supino. Para os Ombros, Desenvolvimento. Percebeu que os exercícios citados são os que usam maior carga? Durante a execução das paralelas, o mínimo de peso que você levantará será o seu peso corporal e conforme vai progredindo poderá aumentar ainda mais essa carga.

Mergulho nas Paralelas

Além disso, um outro fator chave desse exercício é que ele consegue atingir os tríceps como um todo, diferente de alguns exercícios isoladores dos tríceps. As paralelas conseguem ativar cada uma das cabeças dos tríceps durante a execução: cabeça longa, medial e cabeça lateral. Vale lembrar que caso alguma das cabeças possua alguma fraqueza em comparação as outras, é essencial trabalhá-la isoladamente, mas sempre o exercício que afeta o músculo como um todo é o melhor para desenvolver o tamanho, que é o principal objetivo desse artigo: aumentar os tríceps.

Paralelas

Agora vamos aprender como executar as paralelas corretamente. Muita gente faz paralelas com foco no peitoral e por isso acabam não desenvolvendo os tríceps como deveriam. Claro que é um exercício excelente para o peito, mas como nosso assunto aqui são os tríceps, essa seria a execução ideal:

Como Fazer Paralelas

Corpo Vertical

Sempre mantenha o corpo na posição vertical. Conforme seu corpo vai se curvando para frente, mais o peito entra em ação e os tríceps não são tão afetados quanto poderiam. Lembre-se que o peito é um músculo muito mais forte, e nosso objetivo aqui é utilizá-lo o menos possível durante a execução.

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Amplitude Máxima

Sempre desça o máximo possível quando estiver fazendo as paralelas. Somente dessa maneira você irá conseguir flexionar os tríceps no seu máximo, fazendo um trabalho de hipertrofia muito superior. Caso você não desça até o máximo possível, pode saber que está “roubando” na execução do exercício.

Distância das Barras

As barras de apoio para as paralelas não podem ser muito distantes uma da outra. Quanto mais distantes forem, mais o peito entrará em ação. Como já citado anteriormente, esse não é o nosso objetivo.

Sobrecarga

Conforme você vai se adaptando ao exercício e ficando mais forte na sua execução e sentir que apenas o peso do seu corpo está sendo leve demais, aumente a resistência do exercício. Você pode fazer isso da maneira que achar mais segura, geralmente prendemos anilhas com corda ou corrente ao redor da cintura. Você pode ainda utilizar coletes pesados, halteres entre as pernas, correntes penduradas no pescoço, etc.
Geralmente é recomendado o uso de sobrecarga somente depois de conseguir executar 8-10 repetições sem carga com facilidade.

Paralelas com Peso

Para comprovar a eficiência das paralelas, basta olharmos para o corpo dos ginastas olímpicos. Você já reparou no tamanho dos tríceps desses atletas? Muitos exercícios realizados por esses atletas são feitos através do mesmo movimento utilizado nas paralelas. E olha que a hipertrofia nem é o objetivo desse tipo de atleta.

Ginastas Olímpicos:

Definição Rapidamente é Possível

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Ginasta Olímpico
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