Dicas para Ganhar mais Massa Muscular

31/07/2012

Todo mundo sabe que os resultados com a musculação não são fáceis de alcançar, mas existem sim algumas dicas que podem ajudar a acelerar e melhorar esse processo.
Confira nesse Artigo as Dicas mais Importantes para te ajudar a Ganhar mais Massa Muscular e aproveitar melhor seu tempo de treino.

Quando as pessoas começam um treino de musculação geralmente não pensam em outra coisa além de obter os resultados de massa muscular e melhorar o físico e que esses resultados precisam ser rápidos para que valha a pena o esforço. Claro, todo mundo quer resultados rápidos, porém existem algumas dicas que podem fazer toda a diferença nesse caso. Você por acaso tem um amigo que começou a treinar na mesma época que você e está tendo ganhos muito melhores? Talvez o motivo seja que ele segue essas dicas e você não! Sem mais delongas, vamos as dicas:

Dicas para Ganhar Mais Massa Muscular

Quantas Repetições Fazer?

Nem muito, nem pouco. Essa é a chave para alcançar a quantidade ideal das repetições. Você precisa fazer o exercício com um peso moderado, que seja possível se manter na faixa de 8-12 repetições com execução perfeita. Porém, essas repetições devem ser desafiadoras, mas não ao ponto de atrapalhar sua execução. Encontre o peso ideal que esgote seu músculo mas que não seja pesado demais a ponto de causar uma má execução do exercício.

exercicio musculacao

Supersets (Super-Séries)

Realizar Supersets consiste em fazer mais de um exercício combinado. Logo após fazer um exercício, você deverá então ir para o próximo sem descanso. Isso exige muito mais do músculo, porém é mais fácil de atingir o estímulo da hipertrofia muscular. Muita cautela quando for fazer Supersets, já que você provavelmente vai precisar diminuir um pouco os pesos. Tenha a certeza também de estar com bom condicionamento físico, pois fazer mais de um exercício sem descanso exige bastante do corpo.

Faça devagar a Fase Negativa

Quando for “subir” o peso, faça o movimento de forma a contrair ao máximo o músculo e então volte devagar. A Fase Negativa é muito importante para causar micro-lesões nas fibras musculares e muita gente simplesmente “solta” o peso. Para alcançar a hipertrofia ideal é crucial trabalhar também com a parte negativa do movimento.

Esgote os músculos

De nada adianta ir para academia fazer os exercícios de qualquer jeito e ir embora sem sentir nada. É preciso esgotar os músculos para conseguir aumentar a massa muscular. Mas como já dito anteriormente, não faça isso aumentando demais os pesos, mas sim buscando a intensidade do treino através de Supersets, Drop-sets, repetições forçadas, etc. Apenas não exagere.

Comece com os Músculos Grandes

Músculos grandes exigem mais esforço e devem ser treinados primeiro. Além disso, grande parte dos exercícios para músculos grandes utilizam os pequenos como auxiliares e se você já tiver desgastado os músculos auxiliares é bem provável que não consiga treinar de forma decente os músculos grandes. Exemplo: treine peito antes de treinar tríceps, costas antes dos bíceps, etc.

Halteres, Barras ou Aparelhos?

Todos! Sim, inclua no seu treino pelo menos 1 exercício de cada tipo. Somente assim você conseguirá atingir o músculo de todos os ângulos e formas possíveis, criando assim massa muscular com qualidade e simetria.

musculacao halteres

Aumente a Carga sempre que possível

Porém faça isso de maneira gradual de acordo com a sua capacidade! Isso vai estimular seus músculos a crescerem cada vez mais. Lembre-se que a qualidade do movimento é a chave principal para desenvolver o corpo.

Descanso Moderado entre as Séries

Recomenda-se descansar entre 40-60 segundos entre cada série. O intervalo é necessário para conseguir fazer as séries seguintes, porém descansar demais fará com que seus músculos percam o estímulo necessário para criar as micro-lesões (que irão causar a hipertrofia) durante a fase de descanso (durante o sono).

ganhar massa muscular

Durma Bem 

Como todos sabemos, o músculo não cresce na academia, mas sim durante o sono. Durante o treino apenas causamos as lesões nas fibras musculares, que serão recuperadas durante o sono, tornando-se cada vez maiores e mais fortes. É isso que causa o aumento da massa muscular, portanto é essencial ter uma boa qualidade de sono de pelo menos 8 horas por noite.

Descanse o Suficiente

Além de dormir bem, é muito importante dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de treinar o mesmo músculo novamente. Treinar o mesmo músculo 2 dias seguidos não trará benefícios, muito pelo contrário. Treinar um músculo que ainda não se recuperou pode fazer com que você perca a massa muscular que já adquiriu.

Espero que tenham gostado dessas dicas preparadas pelo SuperMusculo e que consigam alcançar os resultados esperados com a Musculação. Bons Treinos a todos e até o próximo artigo!

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