8 Erros Comuns na Musculação

By | 13/07/2012

erros na musculação

Conseguir resultados com a Musculação não é uma tarefa muito fácil. Para piorar, muita gente comete erros absurdos, tornando essa tarefa ainda mais difícil.
Por esse motivo, o SuperMusculo preparou esse Artigo listando 8 dos Erros Mais Comuns cometidos pelos praticantes de musculação. Algum desses fatores pode ser o motivo pelo qual você não está vendo resultados. Continue lendo e aprenda como evitar esses erros.


Os 8 Erros Mais Comuns na Musculação

Excesso de Treino

Muitas séries, muitos exercícios, muitas repetições, alto volume, muito tempo, etc. Isso é comum nas academias. Há uma tendência a acreditar que quanto mais, melhor.
Na realidade, a média (uma quantidade razoável) é o melhor caminho. Cada praticante de musculação deve descobrir como treinar para alcançar os resultados desejados e este é o maior desafio para quem está começando na área. Leva tempo para aprender observando o próprio corpo, tentar, tentar, de forma aleatória. Devemos descobrir o que funciona melhor e treinar dessa maneira. Há um consenso de que a musculação não é uma atividade de longa duração, mas sim de alta intensidade. Os grandes campeões treinam menos de uma hora por dia, mas com intensidade, treinando pesado o suficiente para alcançar a hipertrofia desejada.

Treinar de Maneira Errada

Movimentos mal-realizados, muito peso, descanso longo entre exercícios e tudo isso que estamos cansados de alertar. Outra situação comum é ver pessoas colocando muito peso nos exercícios e executando completamente errado, deixando a eficiência do exercício a desejar. Isso faz com que o corpo use outros músculos adjacentes, estabilizadores, simplesmente movendo o peso e não fazendo com que a hipertrofia seja alcançada na intensidade ideal. Há também aqueles que mesmo com o peso correto não fazem da forma adequada, muitas vezes porque aprenderam de forma errada. Descansar demais entre as séries também faz com que a intensidade do treino diminua – evite então conversar entre as séries.

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Praticar Outros Esportes

Esse é um alerta para aqueles que praticam outras formas de exercício ou esportes. Muitos praticantes de musculação praticam também outras formas de atividade física, levando em alguns casos ao desgaste físico extremo, o que pode interferir diretamente no desenvolvimento muscular, logicamente diminuindo os resultados. Os músculos crescem no descanso, portanto um repouso satisfatório é primordial. Se as outras atividades são feitas de forma controlada, com um intervalo de descanso suficiente e uma boa dieta, sem problemas, mas tenha bom senso nesse ponto.

Má Alimentação

A nutrição adequada é importante para qualquer pessoa que pratica exercícios. Sem uma dieta para recuperar e compensar o desgaste causado pela prática da musculação, será impossível obter resultados de ganhos de massa muscular.

Pouco Intervalo de Descanso entre os Treinos

Você deve dar tempo de descanso suficiente entre um treino e outro, para que o corpo possa se recuperar e avançar na aquisição de volume muscular. Se você não respeita o tempo de recuperação, nunca conseguirá obter bons resultados. O tempo de recuperação pode variar dependendo do desgaste causado pela intensidade do treino, que pode variar de 24 a 72 horas ou mais.

Não Mudar o Treino ou Mudar com Muita Frequência

É preciso fazer mudanças de tempos em tempos nos programas de treino, especialmente se o resultado não está sendo satisfatório. Mas existem aqueles que mudam o treino o tempo todo, não permitindo que o corpo dê sinais de que aquele treino está funcionando ou não. Você deve testar o programa de treino tempo o suficiente para avaliar os resultados e mudar após um determinado intervalo de tempo (geralmente 2-3 meses).
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Treinar Pouco ou Faltar Demais

Existem muitos praticantes de musculação, se é que podem ser chamados assim, que faltam muito aos treinos, vão poucas vezes por semana ou vão apenas para jogar conversa fora. Dessa maneira não é espanto perceber que essas pessoas não tem progresso algum com o corpo, e depois ainda jogam a culpa no esporte. Treine de maneira séria e não falte aos treinos. Dependendo do seu treino, o ideal é frequentar a academia pelo menos 3-5 vezes por semana, se possível todas as semanas do ano.

Problemas Pessoais / Emocionais

O estresse emocional pode trazer prejuízos para a massa muscular até mesmo mais do que o desgaste físico. Tente manter a calma e direcionar sua energia para o seu treino. Com o tempo, a prática de musculação pode até mesmo lhe ajudar a equilibrar as emoções.

Como Acelerar em 14x os Resultados na Academia (clique)

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


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