Alongamento: Antes ou Depois do Treino?

By | 06/07/2012

alongar antes ou depois

Todos sabemos da importância do Alongamento, mas afinal de contas ele deve ser feito antes ou depois do treino? Continue lendo o artigo e conheça um pouco mais sobre esse assunto e o nosso veredito final.

Os Professores de Educação Física mais antigos afirmam com tanta convicção sobre o assunto que você deve estar se perguntando o motivo de fazer um artigo sobre isso, já que todos os “entendidos” garantem que é obrigatório o alongamento antes do exercício com pesos. Se você não é um leitor assíduo das novidades no mundo da musculação, provavelmente está pensando que não há o que discutir sobre esse assunto. É verdade que não há mais o que discutir sobre isso, mas provavelmente não da maneira que você imagina. Você vai se surpreender com a conclusão que chegaram os especialistas mais atuais.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Afinal: Alongar Antes ou Depois do Treino?

Vamos aos fatos:
  • Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, não existem estudos que demonstrem que o alongamento antes do exercício diminui o risco de lesão. 
  • Existe, entretanto, uma grande quantidade de pesquisas que demonstram que quando um atleta realiza o alongamento estático logo antes do treino (aquele em que você mantém determinada posição por alguns segundos), faz com que sua força diminua. 
  • Outros estudos mais aprofundados apontam ainda que a flexibilidade aumenta mais quando o alongamento é feito após o exercício, se comparado com os resultados do alongamento antes do treino.
Analisando esses fatos podemos derrubar um dos maiores mitos que envolvem a Musculação. Mas calma, sem pressa! Inúmeros estudos demonstraram que o alongamento dinâmico  (aquele alongamento em movimento, por exemplo fazer círculos rápidos com os braços, giros com o tronco, chutes altos etc) antes do treino aumenta a força e potência muscular.

alongamento dinamico
O Chute Alto é um Alongamento Dinâmico excelente.

Conclusão:
Não faça o alongamento tradicional (estático) antes do treino. Se quiser fazer perto do treino, prefira fazer após os exercícios, segurando cada posição por no máximo 30 segundos. Antes do treino, faça alongamentos dinâmicos, como parte do seu aquecimento.

Obs: Não é obrigatório que o alongamento seja feito próximo ao exercício. Se você busca flexibilidade,  pode fazer alongamentos em casa a qualquer hora do dia (ou da noite), desde que não seja muito perto da hora de ir treinar. O alongamento é sim importante e é uma prática recomendada a todos.

Esse artigo foi feito para responder a dúvida do leitor Ricardo na nossa página do Facebook. 
Se você tem alguma dúvida, faça como ele e deixe sua sugestão aqui: facebook.com/supermusculo
Bons treinos a todos e espero que a dúvida esteja esclarecida agora!

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