Relações entre a Proteína e a Perda de Gordura

By | 28/08/2012
Proteina - Perda de Gordura

Toda semana aparece uma nova dieta que promete te deixar na melhor forma de toda sua vida. Sempre falam de carboidratos, gorduras, mas quase nunca sobre a proteína. Continue lendo e entenda nesse artigo como a proteína pode ser sua aliada no processo de perda de gordura corporal e ainda ajudar a obter um corpo com massa muscular de qualidade.

Entendendo as Proteínas

Uma coisa que as pessoas quase não mencionam em dietas de perda de gordura, principalmente na mídia, é justamente a proteína. O que é proteína? A proteína é composta por até 20 “tijolos” chamados de aminoácidos, sendo que 11 deles podem ser classificados como aminoácidos não-essenciais. Os outros 9 aminoácidos essenciais devem ser obtidos através da alimentação/suplementação.

A Proteína pode ainda ser dividida em dois tipos: proteínas completas e proteínas incompletas. As fontes de proteína animal e a proteína da soja são classificadas como proteínas completas pois possuem os 9 aminoácidos essenciais. Já as proteínas das plantas, como os vegetais e grãos, são classificadas como proteínas incompletas pois não possuem alguns aminoácidos essenciais.

Proteína: Carne

Então agora que você teve uma breve explicação sobre a proteína, qual seu efeito na dieta e como ela pode te ajudar a queimar gordura?

Proteína X Perda de Gordura

Primeiro, a proteína ajuda a inibir seu apetite. Ao verificarmos que a proteína possui apenas 4 calorias por grama, e 1g de gordura contém 9 calorias, é fácil calcular que podemos comer mais proteína ingerindo menos calorias. A proteína serve ainda para melhorar o sistema imunológico e ajuda a regular o sono, a digestão, ovulação e  a parte que mais nos interessa  ganhar massa muscular magra.

Agora é importante ter em mente que se você ingerir muito qualquer tipo de comida – mesmo que as calorias venham das gorduras, carboidratos ou até mesmo proteínas, você ainda estará colocando calorias no organismo e se sua ingestão calórica for muito alta (mais do que você gasta), você vai engordar. Já sabemos que cada grama de gordura tem mais que o dobro de calorias contidas em 1g de proteína, vamos agora analisar os carboidratos.

Como Acelerar em 14x os Resultados na Academia (clique)

Carboidratos

Por que a proteína é mais importante na perda de gordura corporal do que os carboidratos? Ambos macronutrientes possuem a mesma quantidade de calorias por grama, então pode parecer difícil entender o motivo. E obviamente como vários tipos de carboidratos podem ser deliciosos, a maior parte das pessoas vão logo procurar um motivo para poder ingerir carboidratos. O problema com os carboidratos é que quando os ingerimos a maior parte deles é digerida rapidamente e se converte em glicose rapidamente também.

Logo depois de consumirmos uma refeição com muito carboidrato, a glicose contida no seu fluxo sanguíneo aumenta rapidamente, forçando seu pâncreas a produzir altas taxas de insulina para eliminar esse excesso de glicose. Essa glicose é então polimerizada e se transforma em glicogênio, que é então armazenado nos músculos e no fígado. Quando os músculos estão cheios de glicogênio e existe excesso de glicose ele é então armazenado como gordura. Agora você entende como os carboidratos podem ser convertidos em gordura corporal.

Boas Fontes de Proteína

Esse é outro erro que muita gente comete ao tentar seguir uma dieta rica em proteínas é exatamente de onde vem essas proteínas. De nada adianta comer um monte de bife gorduroso, ou qualquer outra proteína que não é magra, já que isso vai fazer com que você consuma muitas calorias vindas de gordura. Por isso prefira as fontes de proteína como peixe, peito de frango, carnes magras, Whey Protein e Albumina.

Observações
Você não pode negligenciar os carboidratos completamente, eles são também muito importantes para o processo de ganho de massa muscular, já que sem eles nossos músculos ficam completamente sem estoques de glicogênio, principalmente após o treino intenso. Porém, consuma os carboidratos nas medidas corretas e prefira os carboidratos complexos (arroz integral, pão integral, etc) para evitar o acúmulo desnecessário de gordura corporal e picos de glicose.

É isso aí pessoal prestem bastante atenção no consumo de Proteínas e na proporção de Carboidratos para conseguir obter um corpo com mais massa muscular e menos acúmulo de gordura. Espero que tenham gostado das informações e até o próximo artigo!

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Onde Comprar Suplementos

Utilize o menu abaixo para encontrar o menor preço de suplemento. Evite comprar em lojas desconhecidas para evitar transtornos. Clique em uma das opções abaixo para ser redirecionado a loja.


Qual Seu Objetivo?

Quero Emagrecer sou MulherQuero Emagrecer sou Homem

Quero Ganhar Músculos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *