Um Braço Maior que o Outro: Como Corrigir

By | 18/10/2012
Braço Maior que Outro

Você tem um braço maior do que o outro? Isso é algo bem comum para quem pratica musculação. Um lado do corpo acaba dominando mais do que o outro em um certo nível.
Mas se um lado do seu corpo está começando a dominar demais e surgindo uma diferença muito grande (não importa se é no bíceps, tríceps, ombro ou até mesmo um lado do peito/costas), existem algumas maneiras simples de corrigir isso. Continue lendo e descubra como corrigir essa diferença.

Como Corrigir um Braço Maior que o Outro?

Faça Exercícios Unilaterais

O primeiro passo é mudar os exercícios para aqueles em que fazemos cada lado de forma independente (com halteres, cabos, equipamentos unilaterais, etc).

Quando fazemos um exercício com barra ou em máquinas que ambos os braços trabalham juntos para mover o peso, um braço SEMPRE vai ter a possibilidade de “roubar” pelo outro. Seu corpo é inteligente, sempre vai arranjar uma maneira mais fácil de levantar a barra. Não importa qual seja o exercício, pode ser no supino, rosca direta, desenvolvimento… o lado dominante pode acabar fazendo o maior esforço.

Então, se um dos lados do seu corpo já está tão dominante que afeta a execução dos exercícios ou a aparência te incomoda quando olha no espelho, troque para os exercícios unilaterais o quanto antes. Por exemplo: Se você está acostumado a fazer Rosca com barra, passe a fazer Rosca com halteres. Em vez de fazer Supino Reto com Barra, faça com halteres. O mesmo para qualquer outro grupo muscular que apresente diferenças de tamanho entre os lados.

Isso vale para os aparelhos também. Evite qualquer exercício feito em máquinas em que ambos os braços trabalhem juntos para mover o peso. Foque apenas nos exercícios unilaterais em máquinas. Dessa forma, passe a fazer bíceps nos cabos com um braço de cada vez, o mesmo serve para os tríceps. Se você faz Pulley Costas convencional, passe a fazer na máquina que tem 2 puxadores independentes. Você entendeu como funciona.

Remada Unilateral
Remada Baixa Unilateral

Leve o Lado Fraco até a Falha

Por exemplo na Rosca Alternada com Halteres, supondo que seu lado esquerdo é o mais fraco. O ideal é começar o exercício então com o lado esquerdo na primeira repetição, e o braço mais forte na segunda. E assim você continua alternando entre cada braço. Assim que o seu braço fraco chegar na falha muscular, você iguala fazendo a ultima repetição com o braço mais forte e então para a série por ali.

Então se por exemplo você quase não conseguiu finalizar a 7ª repetição com o braço esquerdo e chegou na falha, você apenas fará a 7ª repetição no braço mais forte também e então deve parar. Não importa se você ainda tem força no braço mais forte para continuar.

Rosca Alternada

O mesmo vale para tríceps. Comece sempre com o braço mais fraco até atingir a falha, então faça a ultima repetição no braço mais forte e pare. Mesmo que você tenha força suficiente para fazer mais algumas repetições com o braço mais forte.

Triceps Unilateral
Tríceps na Polia Unilateral

Explicações

Seguindo esse método, o braço mais fraco ganha um estímulo maior indo até a falha, enquanto o braço mais forte para um pouco antes de falhar. Isso permite que você mantenha a força/tamanho no lado dominante enquanto permite que o lado mais fraco vá se igualando.

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Um erro muito comum, que inclusive até mesmo alguns “instrutores” recomendam, é pensar que o melhor seria fazer séries/repetições extras para o lado fraco. Claro que isso não faz sentido nenhum. Se fazer 3 séries a mais faz com que o músculo cresça mais rápido, então por que você não faz essas 3 séries extras para o corpo todo e fica gigante? Exatamente, porque isso não funciona.

Na verdade, nem sempre um volume de treino maior significa um melhor crescimento. Você só consegue estimular uma certa quantidade de crescimento muscular em cada treino, ou seja, existe um limite em que qualquer trabalho adicional não vai produzir ganhos adicionais. Se treinar por mais tempo significasse maior ganho de músculos, todo mundo passaria 4 horas por dia na academia.

Triceps Polia Unilateral

Conclusão

A melhor maneira de corrigir uma assimetria muscular (lados muito diferentes) é “pegar leve” no lado mais forte, com menos intensidade, enquanto mantém a intensidade máxima no lado mais fraco. Treinar ambos os lados com a mesma intensidade e fazer umas séries a mais no lado fraco não faz nenhum sentido.

Resumidamente:

  • Mude para os exercícios unilaterais
  • Foque em levar o lado mais fraco até a falha muscular
  • Faça a mesma quantidade de repetições no lado mais forte e nada mais


Bom pessoal, como viram não tem nenhum mistério para corrigir essa diferença muscular. Siga essas dicas durante um tempo de maneira consistente e logo o lado mais fraco irá alcançar o mais forte até um ponto que não vai ter mais nenhuma diferença visível. Espero que tenham gostado e até o próximo artigo!

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Comentários

7 thoughts on “Um Braço Maior que o Outro: Como Corrigir

  1. TG

    Nossa vlw mesmo eu to com esse problema e isso me incomoda muito pois eu tenho o esquerdo mais forte e no pulley frente por exemplo o esquerdo queima sinto o musculo e o direto tá meio que acomodado…só gostoria de saber como posso substituir todos os exercicios por unilaterais grato

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  2. Lucas Lima

    Pó ótima reportagem respondeu minha pergunta por completo, hj já irei mudar para exercícios unilaterais

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  3. aru

    Muito obrigado to começando a malhar agora mas sempre tive esse problema faz dois meses q estou na academia e isso Ja encomoda minha autoestima vai passar a fazer isso mesmo flw

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  4. thiago

    Beleza amigo, li seu artigo sobre ter um braço maior que o outro e gostaria de uma orientaçao. Eu comecei a pouco tempo, entao nao pego muito peso(10 na rosca alternada, 12 de cada lado no supino por ex.), e meu braço mais forte é o direito, pois sou destro. O meu problema é que estou com o lado direito(o mais forte) todo menos definido que o esquerdo, tanto os braços, quanto peito e ombro, e hoje dou preferencia a fazer exercicios com barra. Queria saber o que posso fazer para sanar isso, ja que nao tenho problemas com execução de exercicio, todas sao corretas, tenho um amigo que é formado na area e meacompanha, mas ele nao soube me responder direito e nao encontrei com ele de novo.

    desde ja,
    obrigado

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  5. Fayyad

    Quanto tempo deve durar para o braço mais fraco atingir o mais forte? Enquanto estiver fazendo exercícios unilaterais para o braço mais fraco atingir o mais forte, nao posso fazer nenhum exercio com barra para manter a carga apenas ,para não depois ter que diminuir a carga da barra por falta de execução nesses dias??

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  6. Fábio Rodrigo Stange

    Muito ótima dicas meus caros!! Estou olhando essa minha assimetria no espelho, 39d e 37e de braço, o braço direito ta legal mas se o esquerdo tivesse iglal estaria mssss… Senti logo a diferença de inchaço nesse primeiro treino!! Obrigado!!

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