Tempo de Descanso Entre as Séries

By | 08/10/2012

Nesse artigo vamos discutir qual é o tempo de descanso entre as séries mais adequado para o seu objetivo e tipo de treino. Continue lendo para conhecer nossas dicas e melhorar o seu rendimento no treino, obtendo e mantendo mais massa muscular.

Para completar um treino de musculação, fazendo a quantidade correta de séries, é necessário seguir um intervalo de descanso entre cada uma dessas séries. Não apenas na academia, o intervalo de descanso também é necessário quando você se exercitar em qualquer lugar: no parque, na praça, em casa, etc.

Existem pessoas que não dão a mínima atenção ao intervalo de descanso, sem saber que podem estar atrapalhando o próprio progresso. Algumas pessoas simplesmente começam a próxima série “quando tem vontade”, mas é importante ressaltar que seguir o tempo correto no intervalo de treino tem ligação direta ao crescimento da massa muscular. Entenda os motivos a seguir.

Qual seu Objetivo?

Quando seu foco for a explosão muscular nos treinos, fazendo séries com poucas repetições e bastante peso, ou séries mais leves com uma alta quantidade de repetições seu corpo precisará de aproximadamente 2-3 minutos de descanso entre cada série. Esse período é suficiente para que o Sistema Nervoso Central (SNC) se recupere. Por outro lado, numa série entre 8-12 repetições o SNC precisa de apenas meio minuto para se recuperar. Marcar esse tempo exato no relógio é importante, já que apenas alguns segundos a mais no fim do treino não vai te atrasar de forma alguma.

Tempo de Descanso

A liberação hormonal também tem relação com o tempo de descanso. Descansar entre 45-60 segundos entre as séries melhora a liberação de hormônios; 60 segundos ou mais é excelente para recuperar o Sistema Nervoso Central. Em relação a liberação de Testosterona 2 minutos de descanso é recomendado para aqueles exercícios em que fazemos uma grande quantidade de séries.

Como Acelerar em 14x os Resultados na Academia (clique)

Queimando mais Calorias

A queima de calorias é maior quando o descanso é reduzido, isso é verdade, mas precisamos também considerar outro fator em relação a queima de gordura. 30 segundos de descanso entre as séries vai permitir uma maior quantidade de exercícios em um certo período de tempo, mas você aguentará menos peso e fará mais repetições provavelmente, obtendo sim a queima de gordura momentânea. Porém, fazer poucas repetições permite que você use mais peso, dessa forma conseguirá manter a massa muscular, que é capaz de queimar gorduras durante o dia todo. Sim, apenas para o corpo MANTER a massa muscular, ele queimará muitas calorias até mesmo em repouso. Obviamente, no segundo caso estamos falando de um descanso maior entre as séries.

O descanso entre 90-120 segundos é um tempo razoável para se recuperar caso siga uma dieta com pouco carboidrato. Dessa forma você evita um possível esgotamento causado pela baixa reserva de glicogênio nos músculos.

Resumindo, encontre o descanso ideal para os seus objetivos na musculação. Nunca faça períodos de descanso muito longos, nem curtos demais. Tenha em mente que o corpo tem o seu próprio ritmo no que diz respeito a atividade física. Encontrar o equilíbrio entre as séries e repetições vai resultar em um corpo ideal, com mais massa muscular e, o mais importante, de maneira balanceada.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Onde Comprar Suplementos

Utilize o menu abaixo para encontrar o menor preço de suplemento. Evite comprar em lojas desconhecidas para evitar transtornos. Clique em uma das opções abaixo para ser redirecionado a loja.


Qual Seu Objetivo?

Quero Emagrecer sou MulherQuero Emagrecer sou Homem

Quero Ganhar Músculos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *