Tempo de Descanso Entre as Séries

08/10/2012

Nesse artigo vamos discutir qual é o tempo de descanso entre as séries mais adequado para o seu objetivo e tipo de treino. Continue lendo para conhecer nossas dicas e melhorar o seu rendimento no treino, obtendo e mantendo mais massa muscular.

Para completar um treino de musculação, fazendo a quantidade correta de séries, é necessário seguir um intervalo de descanso entre cada uma dessas séries. Não apenas na academia, o intervalo de descanso também é necessário quando você se exercitar em qualquer lugar: no parque, na praça, em casa, etc.

Existem pessoas que não dão a mínima atenção ao intervalo de descanso, sem saber que podem estar atrapalhando o próprio progresso. Algumas pessoas simplesmente começam a próxima série “quando tem vontade”, mas é importante ressaltar que seguir o tempo correto no intervalo de treino tem ligação direta ao crescimento da massa muscular. Entenda os motivos a seguir.

Qual seu Objetivo?

Quando seu foco for a explosão muscular nos treinos, fazendo séries com poucas repetições e bastante peso, ou séries mais leves com uma alta quantidade de repetições seu corpo precisará de aproximadamente 2-3 minutos de descanso entre cada série. Esse período é suficiente para que o Sistema Nervoso Central (SNC) se recupere. Por outro lado, numa série entre 8-12 repetições o SNC precisa de apenas meio minuto para se recuperar. Marcar esse tempo exato no relógio é importante, já que apenas alguns segundos a mais no fim do treino não vai te atrasar de forma alguma.

Tempo de Descanso

A liberação hormonal também tem relação com o tempo de descanso. Descansar entre 45-60 segundos entre as séries melhora a liberação de hormônios; 60 segundos ou mais é excelente para recuperar o Sistema Nervoso Central. Em relação a liberação de Testosterona 2 minutos de descanso é recomendado para aqueles exercícios em que fazemos uma grande quantidade de séries.

Queimando mais Calorias

A queima de calorias é maior quando o descanso é reduzido, isso é verdade, mas precisamos também considerar outro fator em relação a queima de gordura. 30 segundos de descanso entre as séries vai permitir uma maior quantidade de exercícios em um certo período de tempo, mas você aguentará menos peso e fará mais repetições provavelmente, obtendo sim a queima de gordura momentânea. Porém, fazer poucas repetições permite que você use mais peso, dessa forma conseguirá manter a massa muscular, que é capaz de queimar gorduras durante o dia todo. Sim, apenas para o corpo MANTER a massa muscular, ele queimará muitas calorias até mesmo em repouso. Obviamente, no segundo caso estamos falando de um descanso maior entre as séries.

O descanso entre 90-120 segundos é um tempo razoável para se recuperar caso siga uma dieta com pouco carboidrato. Dessa forma você evita um possível esgotamento causado pela baixa reserva de glicogênio nos músculos.

Resumindo, encontre o descanso ideal para os seus objetivos na musculação. Nunca faça períodos de descanso muito longos, nem curtos demais. Tenha em mente que o corpo tem o seu próprio ritmo no que diz respeito a atividade física. Encontrar o equilíbrio entre as séries e repetições vai resultar em um corpo ideal, com mais massa muscular e, o mais importante, de maneira balanceada.

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