Como Aumentar Músculos que não se Desenvolvem?

By | 14/12/2012
Músculos Atrasados

A não ser que você tenha a melhor genética do mundo, com certeza já passou ou ainda vai passar por isso. Após um certo período de treino, começamos a perceber que alguns grupos musculares se desenvolvem rapidamente enquanto outros parecem “atrasados” no desenvolvimento.
Nesse artigo, vamos apresentar algumas soluções para te ajudar a desenvolver esses músculos. Continue lendo e conheça nossas dicas.

Músculos com Desenvolvimento Atrasado

Esse atraso no desenvolvimento é muito comum e pode ocorrer em grupos musculares diferentes para cada pessoa. Por exemplo: existem pessoas que nunca treinaram panturrilhas de forma decente e possuem essa musculatura super desenvolvida, enquanto outras pessoas treinam de forma coerente por anos e não conseguem desenvolvê-las. O mesmo pode ocorrer com os bíceps, tríceps, peitoral, ou qualquer outro grupo muscular.

Ganhar Massa Muscular

Mas afinal, como podemos corrigir essa dificuldade no desenvolvimento?

Bom, para começar é importante deixar claro que grande parte dessas dificuldades de desenvolvimento muscular se deve principalmente a genética, que tem influência direta no ganho de massa em qualquer grupo muscular. A genética pode afetar o músculo de diversas formas: formato do músculo, nível de desenvolvimento, comprimento do músculo, etc.

Infelizmente não podemos mudar a genética, isso é algo que carregaremos para o resto da vida. Porém, se você não está vendo resultado no desenvolvimento de um músculo e treina de forma consistente há um bom tempo, chegamos a conclusão que o treino que você tem realizado para o músculo não está funcionando! Ou seja, é hora de mudar o seu treino de forma radical para verificar quais serão os resultados obtidos.

Para conseguir essa mudança, vamos listar agora algumas dicas que você deve experimentar por um tempo e analisar os resultados:

Opção 1: Mudança de Tipo de Treino

Se você está acostumado a fazer repetições mais elevadas (10 ou mais) para aquele grupo muscular, experimente trocar para um treinamento de força por um tempo (repetições mais baixas e com maior carga).
O mesmo vale para o contrário: se está acostumado com o treino de força, experimente trocar para um treino de resistência.

Opção 2: Mudança no Volume de Treino

Talvez a falta de desenvolvimento esteja acontecendo justamente por ser algo que te preocupa e você acaba treinando demais aquele grupo muscular. Estamos cansados de saber que o músculo cresce no descanso, e de nada adianta fazer um monte de séries, achando que isso irá trazer um desenvolvimento maior. Se essa lógica funcionasse, ficaríamos 5 horas dentro da academia e teríamos um desenvolvimento impressionante.
Experimente então diminuir a quantidade de séries de maneira radical… por exemplo se está acostumado a fazer 14 séries para aquele grupo muscular, experimente passar a fazer 7-8 séries por treino.

Como Acelerar em 14x os Resultados na Academia (clique)

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Opção 3: Faça mais séries em 1 exercício específico

Essa dica só vale se você já tem um treino com pouco volume. Experimente fazer 2-3 séries adicionais de 1 exercício do grupo muscular que apresenta desenvolvimento atrasado. De preferência, aplique essa técnica no exercício mais básico. Por exemplo: se tem dificuldades no desenvolvimento do peitoral, aplique a técnica no supino. Se for nos Bíceps, aplique na rosca direta, etc.

Opção 4: Treine esse Grupo Muscular Mais vezes por Semana

Mas atenção: diminua a intensidade de cada treino!
Experimente treinar esse grupo muscular 2-3 vezes por semana, respeitando pelo menos 1 dia de intervalo entre os dias de treino desse músculo e diminuindo a intensidade de cada treino. Dessa maneira você conseguirá trabalhar o músculo mais vezes, sem desgastá-lo de forma exagerada.

Opção 5: Treine Menos Vezes esse Grupo Muscular

Essa dica é para quem já tem o hábito de seguir a opção 4 e não vê resultados há muito tempo.
Experimente diminuir a frequência de treino para aquele grupo muscular para 1 vez por semana e aumente a intensidade desse único treino. Utilize técnicas que aumentem a dificuldade do treino como os drop-sets, diminua o intervalo entre as séries, etc.

Dica Extra: Suplementação

Todos sabemos da importância de uma alimentação 100% correta para o desenvolvimento de massa muscular. Dê uma atenção especial na suplementação para suprir as necessidades do organismo. Tome um bom suplemento de proteína/carboidratos principalmente se estiver com algum músculo com desenvolvimento atrasado. De preferência a um bom Whey Protein e/ou um Hipercalórico de qualidade. Confira abaixo nossas recomendações de suplementos:


Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado das informações e que apliquem as dicas nos seus treinos. Somente fazendo testes será possível descobrir como seu corpo responde melhor. Experimente seguir as dicas por 1-2 meses e veja se obtém resultados melhores. Se não, passe para a outra dica, até encontrar o método de treino que funciona melhor para aquele grupo muscular.

Onde Comprar Suplementos

Utilize o menu abaixo para encontrar o menor preço de suplemento. Evite comprar em lojas desconhecidas para evitar transtornos. Clique em uma das opções abaixo para ser redirecionado a loja.


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