Erros Comuns ao Tentar Definir o Abdômen

By | 05/02/2013
Como Definir Abdômen

Como definir o abdômen é geralmente considerado como um “segredo” na academia e a maioria das pessoas comete os mesmos erros. Existe um pensamento de que o exercício abdominal deve ser totalmente diferente do resto do corpo e com uma grande variedade para funcionar. Mas será que isso é verdade? Continue lendo o artigo e conheça os erros mais comuns na busca pelo abdômen definido.

É bem comum vermos, principalmente em vídeos na internet, atletas com abdômens super definidos fazendo movimentos super avançados. A questão é que esses atletas já possuem uma base sólida. O problema começa quando os novatos tentam imitar esses movimentos achando que vão desenvolver o abdômen em 1 mês, quando na verdade nem conseguem trabalhar o músculo abdominal corretamente.

Vamos então aos principais erros cometidos por aquelas pessoas em busca do abdômen definido.

Barriga Definida

Variar Demais

É raro ver a variedade sendo tratada como uma coisa ruim na musculação. Esse pensamento pode confundir nossa mente, acreditando que “mais é melhor”, enquanto na verdade é completamente o contrário, principalmente para o abdômen. Existem pessoas que treinam o abdômen por horas, enquanto outras pessoas treinam por apenas alguns minutos. Qual é a forma correta?

Bom, o abdômen é composto principalmente por fibras lentas, ou seja, o desenvolvimento ocorre de maneira mais eficaz através de movimentos mais lentos, controlados. Nada daqueles abdominais rápidos e doidos, mantenha distância disso! Mantenha sempre a simplicidade no seu treino, não tente reinventar a roda!

Assim como a maioria dos grupos musculares, é preciso manter um “tempo sob tensão” suficiente para ativar o crescimento muscular no abdômen. Meu conselho é que você não faça todo o treino abdominal em apenas um dia. Não é preciso gastar 1 hora treinando o abdômen. Divida o treino de abdômen em vários dias na semana. Geralmente os melhores resultados vem com o treino de abdômen dia sim / dia não.

Abdômen Superior X Abdômen Inferior

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que o abdominal convencional trabalha o abdômen superior e que o levantamento das pernas trabalha o abdômen inferior. Pois é, isso é um mito. Entenda de uma vez: o reto abdominal é apenas UMA “chapa” muscular.

É fácil testar e comprovar isso. Coloque uma das mãos logo abaixo do umbigo, onde se encontra o tão falado abdômen “inferior”. Agora tente fazer um exercício abdominal convencional (crunch). Sentiu como toda a “chapa” abdominal se contraiu? Assim que você entender essa característica do abdômen, ficará mais fácil sentir quais exercícios realmente valem a pena e quais você não deve se preocupar em realizar.

Não estamos dizendo que não é possível focar em uma parte do músculo, mas sim que é preciso analisar se vale ou não a pena esse tipo de exercício para aquelas pessoas que ainda não possuem base alguma. Deixe esse tipo de foco para quando for um atleta mais avançado, quando já tiver uma boa base muscular no abdômen.

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Respiração

Creio que todo mundo alguma vez já teve que segurar a respiração durante o treino. É inevitável, principalmente para aqueles que levantam bastante peso. Isso ocorre com bastante frequência durante o treino de abdômen e a razão pra isso geralmente é a falta de foco e a falta de técnica (fazer muito rápido, sem sentir os músculos).

Quando você prende a respiração, seus músculos não recebem oxigênio suficiente e se tornam incapazes de se contraírem completamente, por causa do diafragma. O diafragma se contrai e expande a cavidade torácica. Quando ocorre essa contração do diafragma, os músculos abdominais são impedidos de se contraírem em seu nível máximo.

Portanto preste muita atenção no movimento e evite prender a respiração.

Abdômen Definido

Perder Gordura Localizada

Só porque você treina seu abdômen várias vezes por semana não significa que eles vão ficar mais visíveis. Já ouviu falar de perder gordura localizada? Pois é, não existe isso. Desculpe se isso te desanima de alguma forma. Treinar seu abdômen não vai eliminar a gordura que o envolve. É aí que a nutrição tem um papel fundamental nessa “guerra” contra a gordura abdominal.

Sem a nutrição adequada para ajudar a cortar o excesso de gordura, você pode treinar o abdômen o dia inteiro que não vai servir pra nada. A dica é fazer uma dieta equilibrada para perda de gordura, reduzindo os carboidratos por um tempo, aliado a um bom suplemento termogênico para acelerar a queima de gordura corporal. Isso com certeza vai ajudá-lo a alcançar os resultados que está buscando.

Suplementos para Definir o Abdômen

Técnica

Chega de ficar dependurado de ponta cabeça na barra fixa. É hora de treinar o abdômen de forma inteligente, não da forma mais inusitada. Sua técnica deve ser próxima da perfeição em cada treino, cada série, cada repetição.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Pode parecer que estamos “batendo na mesma tecla”, mas isso é um dos pontos principais para que consiga melhorar a aparência do seu abdômen. Mesmo que tenha uma camada de gordura cobrindo seu abdômen, dedique-se ao seu treino. Pois dessa forma, quando remover aquela camada de gordura, seu músculo já estará fortalecido e com uma boa aparência.

Definir Abdômen


Bem pessoal, espero que esse artigo tenha esclarecido algumas dúvidas a respeito do abdômen. Levem as dicas em consideração logo no próximo treino e comecem a sentir as diferenças. Espero que tenham gostado das informações e até o próximo artigo!

Bons Treinos!

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