Treino de Musculação para Definir

By | 14/02/2013

Chegou a hora de definir, deixando seus músculos mais aparentes e mostrando para todo mundo o resultado do seu esforço na academia. Mas afinal, como deve ser o treino para definição? Continue lendo o artigo e conheça nossas dicas.

Se você treina a sério na academia provavelmente tem um dos seguintes objetivos:

  • Você quer ganhar músculos
  • Você quer queimar gordura e obter um corpo definido

Quando o assunto é ganho de massa muscular, a maioria das pessoas tem uma boa base de conhecimento sobre o que deve ser feito. Bastante peso, com bastante intensidade, repetições moderadas, exercícios compostos, com progressão a cada semana.

Como Definir Músculos

Já quando o assunto é definição, grande parte dos praticantes de musculação, inclusive alguns “instrutores” (digo instrutores entre aspas pois nem devem ser chamados por esse nome) seguem um caminho completamente errado.

Não sei nem onde esse mito começou pra falar a verdade, mas essa ideia de que “pesos pesados/menos repetições constrói músculo e pesos leves/muitas repetições queima gordura” infelizmente ainda é o pensamento de grande parte dos praticantes de musculação, o que explica a falta de resultado entre muitos deles.

Quando chega a hora de queimar a gordura e definir o corpo, essas pessoas diminuem os pesos, aumentam as repetições e fazem mais exercícios isoladores, acreditando que isso irá “definir os músculos”.

Treino para Definição?

Esse papo de “treino para definição” é completamente errado e não vai ajudar em absolutamente nada em seu objetivo. Só existem duas coisas que você pode fazer com os seus músculos: Você pode aumentá-los, ou diminuí-los.

Não existe nenhum exercício que define, modela ou esculpe um músculo e não existe nenhuma técnica de treino que vai causar uma definição muscular magicamente. A definição muscular é resultado da quantidade de massa muscular que você possui em relação a gordura corporal. Quanto menor é sua gordura corporal, mais definido serão seus músculos. Quanto maior a gordura corporal, você vai parecer menos definido. É simples assim.

Além disso, também não é possível dar foco a perda de gordura em determinada área do corpo com o treino com pesos, a tal da “perda de gordura localizada”. Isso simplesmente não existe.

A perda de gordura ocorre quando você coloca seu corpo em um déficit calórico, consequentemente queimando mais calorias do que você consome através da alimentação. Isso só é possível reduzindo a quantidade de calorias ingeridas diariamente e aumentando o gasto calórico, seja através de exercícios aeróbicos ou mesmo apenas com o exercício com pesos.

Treino Definição

O que aprendemos até aqui?

  • Não existe nenhuma maneira de definir determinado músculo através do treino. Os músculos só podem ser aumentados ou diminuídos. A definição ocorre com a perda da gordura que envolve o músculo.
  • A perda de gordura só é alcançada com um déficit calórico, fazendo com que a queima de gordura ocorra no corpo como um todo. Não é possível a perda de gordura localizada.

Mas afinal, se eu já sigo uma dieta correta, consumindo menos calorias do que gasto, qual a melhor forma de treinar se meu foco é definição muscular?

Como Acelerar em 14x os Resultados na Academia (clique)

Não existe nenhuma técnica especial. Você deve seguir a mesma lógica de quando seu objetivo era ganhar tamanho / força. Treine pesado (pesado o suficiente para o seu nível, obviamente), quantidade moderada de repetições, exercícios compostos e foque em melhorar ou manter seus níveis de força a cada semana.

É importante ressaltar que, a menos que você tenha uma genética extraordinária ou seja um iniciante completo, é muito difícil ganhar massa muscular enquanto está em um déficit calórico. Seu objetivo durante a fase de definição é maximizar a queima de gordura enquanto mantém o máximo possível da massa magra que já possui.

É por isso que um treino bem estruturado é obrigatório durante a fase de perda de gordura. Você precisa fornecer aos músculos um estímulo adequado para que seu corpo entenda a necessidade de manter a massa muscular mesmo estando em um déficit calórico, evitando assim a perda de massa muscular. Com certeza seu objetivo não é ficar com aquela aparência “magrela”, mas sim com os músculos mais aparentes e destacados. Por isso que o recomendado é continuar treinando o mais pesado possível (respeitando a execução perfeita do exercício), exatamente como o treino “convencional” que você sempre utilizou para o ganho de massa muscular.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Treino Definir

Conforme você vai reduzindo a camada de gordura, com a dieta correta semana após semana e o treino pesado, a definição muscular vai sendo obtida de forma gradual. Tenha dedicação e paciência!

Quando você segue aquela ideia errada de abaixar os pesos e fazer muitas repetições (por muitas entenda 15 ou mais), o resultado vai ser um estímulo menor para o músculo aumentando as chances de perder massa muscular.

Já sigo uma dieta correta, já treino pesado, é possível melhorar os resultados?

Sim, é possível melhorar os resultados através do uso dos suplementos. Existem em especial 2 suplementos que gostaria de destacar. O primeiro, e mais essencial, é o famoso BCAA.

O BCAA irá auxiliar no processo de perda de gordura, ajudando a manter a massa muscular com um déficit calórico. Por esse motivo, utilizar um bom BCAA durante essa fase de definição é super importante, pois faz com que o corpo o utilize como fonte de energia e evite queimar os músculos em busca dessa energia. Além disso é um suplemento com preço bastante acessível, portanto não vale a pena deixar de tomar e correr o risco de perder a massa muscular que foi conquistada com tanto esforço.

Marcas Recomendadas de BCAA:

Outro suplemento que pode ser utilizado é um bom Termogênico. O termogênico tem como função principal o aumento do metabolismo, ou seja, seu corpo gastará mais calorias o dia todo, até mesmo quando estiver em repouso. Dessa maneira, se torna muito mais fácil conseguir o tão buscado déficit calórico, acelerando assim o processo de definição.

Marcas Recomendadas de Termogênicos:


Bom pessoal, espero que tenham gostado do artigo e que aproveitem as informações aqui contidas para melhorar os resultados com a musculação. Se o artigo foi útil para você não deixe de compartilhá-lo através dos botões que estão no topo, perto do título. Bons treinos a todos e até o próximo artigo!

Onde Comprar Suplementos

Utilize o menu abaixo para encontrar o menor preço de suplemento. Evite comprar em lojas desconhecidas para evitar transtornos. Clique em uma das opções abaixo para ser redirecionado a loja.


Qual Seu Objetivo?

Quero Emagrecer sou MulherQuero Emagrecer sou Homem

Quero Ganhar Músculos

Comentários

2 thoughts on “Treino de Musculação para Definir

  1. Lean Lima

    Muito bom o artigo! Toda a pagina é excelente. Mas tenho ainda uma dúvida, quer dizer que posso suplementar por exemplo: Whey, creatina, Glutamina, Bcaa e termogênico ao mesmo tempo?

    Reply
  2. Terminal da Informação

    Durante a fase de definição o indivíduo diminui cada vez mas a ingestão de carboidratos Durante a dieta, como essa pessoa vai “conseguir energia suficiente para treinar pesado?” Essa é a questão a ser respondida. Uma das maneiras a ser adotada é sim diminuir os pesos e fazer mais repetições. a velocidade e a cadencia das repetições também é importante ressaltar durante o treino. Então porque durante a fase de bulking a ingestão de calorias torna-se maior?. Sabe porque? alimentação é primordial. “O que pode parecer leve para uma pessoa que esta ingerindo muita caloria, pode ser pesado para outra que está restringindo caloria”

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *