Suplementos Multivitaminicos – A Base da Suplementação

07/03/2013
Suplementos Multivitaminicos

Os suplementos de vitaminas não fazem mágica, mas não estão muito longe disso. Entenda nesse artigo os benefícios e a grande importância dos suplementos multivitamínicos para a sua dieta! Continue lendo o artigo e conheça nossas dicas e explicações sobre esse assunto.

As Vitaminas

Desde que as vitaminas existem, também foi criada uma certa confusão a respeito de seus benefícios: o que elas fazem e o que elas não podem fazer por você. Boa parte dessa confusão está no fato de que as vitaminas são classificadas como suplementos – algo para auxiliar na sua dieta, e não substituir. Você não deve esperar que um comprimido de um multi-vitamínico substitua seu café da manhã por exemplo. Com certeza as vitaminas possuem inúmeros benefícios quando tomadas corretamente, mas nunca devem ser utilizadas como substitutas de refeições.

Não consumimos Vitaminas o suficiente através dos Alimentos?

Muitas pessoas realmente consomem várias vitaminas através da dieta, mas isso varia muito de acordo com cada pessoa. Como a moda hoje é comer alimentos processados, muitas pessoas não consomem as vitaminas necessárias para o organismo, já que a preparação desse tipo de alimento faz com que a maior parte do conteúdo vitamínico seja jogada fora. Em alguns casos esse conteúdo vitamínico pode chegar a zero até o momento do consumo.

A Base da Suplementação

Você nunca vai ver alguém dizendo que aumentou o peso no supino por ingerir um multivitamínico. Por esse motivo, muita gente acha desnecessário comprar um suplemento como esse. Mas fica a pergunta: Você construiria uma casa sem uma boa base? Então como vai querer melhorar a aparência, ganhar massa muscular, sem as vitaminas e minerais, que são a “base” da nossa “casa” (corpo)?

Suplemento Básico

Sem um multivitamínico, até mesmo outros suplementos não terão a mesma eficiência. Por exemplo, as Vitaminas do Complexo B são essenciais para o sistema digestivo, ou seja, se você não ingere uma boa quantidade dessas vitaminas através da alimentação, como espera que seu Whey Protein seja digerido corretamente e toda a proteína seja absorvida? Apenas citando o Whey como exemplo, mas isso vale para qualquer outro suplemento ou alimento da sua dieta.

Por incrível que pareça, esse tipo de suplemento ainda não é tão popular no Brasil quanto é no exterior. Esse é um dos motivos pelo qual os praticantes de musculação do exterior (até mesmo os novatos) possuem um desenvolvimento corporal muito superior e rápido comparado aos brasileiros.

Outros exemplos de benefícios de algumas vitaminas e minerais: A Vitamina E e o Cromo auxiliam na perda de gordura, as Vitamina A, C e o Zinco ajudam a melhorar o sistema imunológico, a Vitamina A ajuda a melhorar a saúde dos ossos, o Magnésio participa de mais de 300 reações biológicas do organismo, etc. Quanto maior a variedade de vitaminas e minerais, melhor a qualidade do suplemento. Vamos indicar algumas marcas excelentes ao final do artigo.

Para quem os Suplementos Multi-Vitamínicos são indicados?

Resumidamente, para todo mundo! Homem, mulher, novato, intermediário, avançado… Mesmo que você se alimente de maneira saudável, com uma dieta balanceada, é bem provável que ainda faltem algumas vitaminas, isso é muito comum. E a necessidade de um suplemento como esses é ainda maior, obviamente, se você não leva uma vida saudável (fumante, ingere bebidas alcoólicas, possui uma dieta fraca, vida corrida, trabalho desgastante, etc).

Vitaminas dos Alimentos X Suplementos Vitamínicos

Muitas vezes uma pessoa pode ter determinado problema de saúde relacionado a falta de uma vitamina específica, ou seja, em alguns casos uma alta concentração de determinada vitamina é necessária. Por exemplo, ossos fracos podem ser beneficiados pela Vitaminas C e D, Zinco e Cálcio. Um sistema imunológico fraco pode se beneficiar da Vitamina C. Esse é apenas um dos motivos da necessidade de um suplemento vitamínico, já que a concentração das vitaminas é muito maior em um suplemento do que a concentração encontrada em alimentos. Ainda assim, como já dito anteriormente, uma boa alimentação é essencial, mesmo ingerindo suplementos vitamínicos.

Vitaminas Frutas

Como Tomar Multivitamínicos

Não exagere! Conhece aquela frase “tudo em excesso faz mal”, né? O mesmo vale para as vitaminas. SEMPRE siga a dosagem recomendada no rótulo, para conseguir todos os benefícios das vitaminas sem qualquer complicação.

As vitaminas são excelentes para o corpo de maneira geral (por dentro e por fora!) e seus benefícios são inúmeros. Qualquer pessoa (praticante de esportes ou não) deve procurar consumir um multivitamínico de qualidade, que contenha a maior variedade possível de vitaminas de minerais.

Marcas Recomendadas de Multivitamínicos:

Mais Lidas do Mês:

noticia relacionada 1noticia relacionada 2

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *