Aeróbico Antes ou Depois da Musculação?

29/07/2013
Aerobico Antes ou Depois da Musculação
Muita gente tem dúvidas sobre qual a melhor escolha: fazer o aeróbico antes ou depois do treino com pesos. Nesse artigo vamos explicar como chegar na melhor escolha para cada caso. Continue lendo e conheça nossas dicas a respeito desse assunto.

Aeróbico Antes ou Depois da Musculação?

Praticar musculação antes ou depois de um treino aeróbico geralmente depende exclusivamente da sua preferência pessoal e como você se sente melhor / com mais energia. As pesquisas na área ainda não apontam uma resposta definitiva que possamos concluir que é mais produtivo fazer uma atividade antes ou depois da outra.

Considere os fatores que alimentam o debate com relação ao melhor horário para treinar com pesos:

A musculação pode esgotar o glicogênio muscular. Os estoques de glicogênio servem para fornecer energia intensa em atividades de curto prazo e atividade que exigem resistência muscular (aeróbicos). Se levantar pesos em primeiro lugar, você pode se sentir muito cansado para completar um treino aeróbico mais intenso e puxado.

Um treino aeróbico moderado pode ser um bom (excelente) aquecimento para o levantamento de peso. Se você fizer o seu treino aeróbico em primeiro lugar, certifique-se de não estar cansado demais para levantar pesos utilizando a execução correta, já que uma má técnica de treino com pesos pode aumentar o risco de lesões, além de não trazer benefícios para o ganho de massa. Portanto mesmo que você aguente treinar com pesos após o aeróbico, não significa que você esteja treinando de forma correta. É preferível diminuir a intensidade do aeróbico caso essa atividade esteja atrapalhando sua execução no treino com pesos.

Musculação X Aeróbico

Mas afinal qual a sugestão: musculação antes ou depois do aeróbico? Se você quiser incluir o levantamento de peso e exercícios aeróbicos no mesmo treino, experimente ambas as formas (musculação antes ou depois) para descobrir o que funciona melhor para você. Testar por 2 semanas cada modalidade será mais que suficiente para concluir de que maneira seu corpo responde melhor e qual forma traz melhores resultados no seu caso. Nada impede também de fazer a musculação e o aeróbico em dias diferentes, inclusive essa é a forma mais recomendada pelos especialistas, justamente para que a execução de uma atividade não atrapalhe o desempenho na outra.

Nosso corpo é um verdadeiro laboratório, nem tudo que é melhor para mim é também melhor para você e vice-versa. A chave é estar sempre experimentando as diversas formas de treino e descobrir o que funciona melhor em cada caso. Espero que tenham gostado das informações e até o próximo artigo!

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