Treinar com Halteres, Barras ou Máquinas: Afinal, Qual é Melhor?

19/07/2013
Halteres, Barras ou Máquinas
Entenda nesse artigo os motivos pelos quais os especialistas geralmente recomendam o exercício realizado de forma livre (utilizando halteres ou barras) em vez das máquinas. Continue lendo para conhecer nossas dicas e explicações a respeito desse assunto que causa muitas dúvidas principalmente aos iniciantes.

Halteres e Barras

Treinar utilizando pesos livres na forma de halteres ou barras em vez de utilizar máquinas de qualquer tipo tem se mostrado superior para ficar mais forte e até mesmo evitar lesões. Pesquisas recentes constataram que mesmo que você consiga levantar mais peso no exercício feito na máquina, o fato de utilizar a máquina faz com que a amplitude do movimento fique muito reduzida, se comparado ao mesmo exercício realizado com pesos livres. Além disso, utilizar as máquinas pode diminuir a ativação muscular e com certeza vai proporcionar menos ganho de força / potência muscular.

Treinar com Halteres

O Caso do Smith

Algumas pessoas acreditam que o Smith não pode ser considerado uma máquina, ou que seja uma “máquina superior” às outras mas isso não é bem verdade. Utilizar o Smith faz com que seja obrigatório seguir o trilho em que a barra é presa, diminuindo consideravelmente a ativação dos músculos envolvidos em qualquer exercício. Além disso, essa prática pode aumentar o risco de lesões ou até mesmo causar dores crônicas nas juntas. Outro fator que torna o Smith uma escolha não tão boa é que, ao contrário do que muitos pensam, utilizar a Máquina Smith faz com que a força e potência seja inferior do que a utilização de pesos livres. Isso se deve ao fato de que o caminho percorrido pela barra (o trilho) seja um movimento que o corpo não considera natural.

Prefira o Peso Livre

Dessa forma concluímos que a melhor opção para obter os melhores resultados tanto de força quanto de desenvolvimento muscular é fazer com que seu treino seja montado basicamente em torno de movimentos livres utilizando halteres e barras. Tudo bem, você pode fazer um ou outro exercício em máquinas, não tem problema. Mas a maior parte do seu treino (70% ou mais) deve ser realizada utilizando pesos livres para os melhores resultados.

Você pode utilizar apenas exercícios com peso livre? Se quiser, pode e terá bons resultados. Você pode utilizar apenas exercícios feitos em máquinas? Poder pode, mas não deveria e não terá os melhores resultados. Espero que isso tenha esclarecido o assunto. Bons treinos a todos e até o próximo artigo!

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