Treinar com Halteres, Barras ou Máquinas: Afinal, Qual é Melhor?

By | 19/07/2013
Halteres, Barras ou Máquinas
Entenda nesse artigo os motivos pelos quais os especialistas geralmente recomendam o exercício realizado de forma livre (utilizando halteres ou barras) em vez das máquinas. Continue lendo para conhecer nossas dicas e explicações a respeito desse assunto que causa muitas dúvidas principalmente aos iniciantes.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Halteres e Barras

Treinar utilizando pesos livres na forma de halteres ou barras em vez de utilizar máquinas de qualquer tipo tem se mostrado superior para ficar mais forte e até mesmo evitar lesões. Pesquisas recentes constataram que mesmo que você consiga levantar mais peso no exercício feito na máquina, o fato de utilizar a máquina faz com que a amplitude do movimento fique muito reduzida, se comparado ao mesmo exercício realizado com pesos livres. Além disso, utilizar as máquinas pode diminuir a ativação muscular e com certeza vai proporcionar menos ganho de força / potência muscular.

Treinar com Halteres

O Caso do Smith

Algumas pessoas acreditam que o Smith não pode ser considerado uma máquina, ou que seja uma “máquina superior” às outras mas isso não é bem verdade. Utilizar o Smith faz com que seja obrigatório seguir o trilho em que a barra é presa, diminuindo consideravelmente a ativação dos músculos envolvidos em qualquer exercício. Além disso, essa prática pode aumentar o risco de lesões ou até mesmo causar dores crônicas nas juntas. Outro fator que torna o Smith uma escolha não tão boa é que, ao contrário do que muitos pensam, utilizar a Máquina Smith faz com que a força e potência seja inferior do que a utilização de pesos livres. Isso se deve ao fato de que o caminho percorrido pela barra (o trilho) seja um movimento que o corpo não considera natural.

Prefira o Peso Livre

Dessa forma concluímos que a melhor opção para obter os melhores resultados tanto de força quanto de desenvolvimento muscular é fazer com que seu treino seja montado basicamente em torno de movimentos livres utilizando halteres e barras. Tudo bem, você pode fazer um ou outro exercício em máquinas, não tem problema. Mas a maior parte do seu treino (70% ou mais) deve ser realizada utilizando pesos livres para os melhores resultados.

Você pode utilizar apenas exercícios com peso livre? Se quiser, pode e terá bons resultados. Você pode utilizar apenas exercícios feitos em máquinas? Poder pode, mas não deveria e não terá os melhores resultados. Espero que isso tenha esclarecido o assunto. Bons treinos a todos e até o próximo artigo!

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