Mitos Comuns Sobre o Ganho de Massa Muscular

By | 03/07/2013
Mitos Musculacao

É fato que ganhar massa muscular está longe de ser um processo fácil. Porém se torna ainda mais difícil caso você acredite em alguns mitos que giram em torno do assunto. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns mitos muito comuns sobre o ganho de massa e a musculação em geral. Quem sabe você também acredite em algum desses mitos? Continue lendo para conhecer nossas explicações sobre cada um deles.

Mitos no Ganho de Massa Muscular

Muitas pessoas pensam que mudar o formato do músculo é algo fácil de conseguir realizar, porém isso depende exclusivamente da genética de cada pessoa. Você pode aumentar seus músculos, porém mudar o formato é impossível, mesmo que use diversos tipos de exercícios e ângulos.

Outro mito comum, vejo muita gente pensando que fazer mais repetições vai deixar os músculos mais definidos e isso está longe de ser verdade. Mais repetições vai aumentar sim a resistência muscular, mas não vai te dar aquela aparência definida tão sonhada. Reflita: se você faz 20 repetições, você com certeza vai ter que abaixar os pesos e essa queda nos pesos vai fazer com que você NÃO obtenha os melhores resultados que poderia obter ficando na faixa de 8-12 repetições com um peso mais pesado.

Mitos na Hipertrofia

Outro mito bastante comum é pensar que todos os tipos de gorduras são ruins e devem ser evitadas de qualquer jeito. Isso não é verdade. Claro que algumas gorduras devem ser evitadas, mas existem as chamadas gorduras boas, que além de serem essenciais para a boa saúde, de quebra ainda te ajudam a ganhar massa e até mesmo EMAGRECER. Sim, algumas gorduras ajudam a emagrecer, embora pareça confuso. Para as gorduras boas, suplemente com um bom Ômega 3. Leia nossa Explicação Completa sobre o Ômega 3 (clique)

Algumas pessoas pensam que suplementos podem ser tomados no lugar de refeições sólidas. Isso é muito errado! Muita gente faz isso e depois diz que os suplementos não funcionam. Claro, dessa forma você vai se alimentar de forma totalmente errada e esperar que o suplemento faça mágica! O próprio nome diz, suplementos servem para complementar a dieta. Alie o uso de suplementos a uma boa dieta e verá seus resultados amplificados como nunca!

Como Acelerar em 14x os Resultados na Academia (clique)

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Transformar gordura em músculo também é algo que não existe. O que é possível é QUEIMAR a gordura e construir massa muscular (não necessariamente nessa ordem). Não existe nenhuma mágica com relação a isso, como muitas pessoas acreditam por aí. Mas você não precisa queimar a gordura antes de ganhar músculos, vai de sua preferência. Porém eu recomendo que foque primeiro no ganho de massa para depois se preocupar com a queima de gordura por vários motivos:
1- Perder gordura sem ter massa muscular vai te dar uma aparência de magrelo (quando você perde gordura, perde no corpo como um todo, ou seja, braços ficam mais finos, pernas ficam mais finas, etc).
2- Possuir uma certa quantidade de massa muscular torna a queima de gordura muito mais fácil (só para manter os músculos, o corpo já queima calorias).
3- Mesmo com uma camada de gordura por cima, conforme seus músculos vão aumentando, vai aumentando também sua auto-estima.
4- Você poderá utilizar a camada de gordura como energia para os exercícios, só tome cuidado para não ingerir calorias demais. Faça uma reeducação alimentar, coma apenas alimentos saudáveis e muita proteína. Tome um bom Whey Protein para ajudar no ganho de massa e na perda de gordura de forma gradual.

Mitos sobre Ganho de Massa

Quando tiver uma massa muscular razoável, aí sim se preocupe com a perda de gordura corporal. Você vai perceber que um pouco de gordura já terá sido perdida no processo, desde que você já esteja seguindo uma reeducação alimentar. Reeducação alimentar não significa comer pouco, mas sim comer CERTO. Não ligue para a balança, mas sim para a sua imagem no espelho, afinal os músculos também pesam bastante!

Você também pode emagrecer primeiro, algumas pessoas preferem assim. Mas eu não recomendo por causa dos fatores que citei anteriormente! Cabe a você decidir o que acha melhor.


Bem pessoal então esses foram os mitos comuns em torno da musculação. Espero que as explicações tenham solucionado cada um deles. Vale dar uma lida em outros artigos pelo site para solucionar qualquer dúvida que tenha surgido! Bons treinos a todos e até o próximo artigo!

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