Como Diminuir as Dores Musculares Causadas Pelo Treino

By | 20/08/2013
Dores Musculares
Todos nós já passamos por isso, a dor muscular causada pelos treinos ou como chamam os mais viciados (ou “nerds” da musculação), as famosas DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness). Continue lendo e entenda um pouco mais sobre essa dor e algumas dicas sobre como aliviá-la.

Dores Musculares Causadas Pelos Treinos

Esse tipo de dor pode ocorrer tanto naqueles que já treinam durante anos ou nos iniciantes, ou seja, não importa seu nível de condicionamento físico, uma hora ou outra você vai sentir essa dor. Essa dor muscular geralmente tem seu pico 48 horas após o exercício intenso.

A dor muscular originada pelo treino é basicamente um “rasgo” nas fibras musculares, que causa uma espécie de “inflamação” e o inchaço dos músculos, causando uma pressão nas juntas mais próximas.

Mas vamos direto ao ponto, você provavelmente está querendo saber como evitar ou aliviar essa dor muscular.

Como Prevenir ou Aliviar as Dores Musculares

Para prevenir a dor, tente não se apressar numa nova rotina de treino, não importa qual seu esporte. Quando for começar uma nova rotina de treino, comece fazendo apenas a metade do total dos exercícios durante uns dias, para que seus músculos se acostumem aos novos exercícios.

Se aqueça corretamente ANTES do treino e faça o alongamento APÓS o treino para ajudar na remoção do ácido lático que foi acumulado nos músculos durante o treino e dar início ao processo de recuperação.

Para aliviar a dor quando você exagerar em um treino novo, experimente fazer o que chamamos de “descanso ativo”, em que você descansa das atividades intensas porém faz atividades leves como caminhada, passeio no parque, exercícios leves etc. O que não pode é ficar deitado no sofá vendo TV, isso vai fazer a sensação de dor muscular aumentar muito mais.

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Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Além disso, evite treinar os músculos doloridos com muita carga até que as dores passem ou fiquem em um nível tolerável.

Reduzir as Dores do Treino

A Importância da Nutrição

É super importante prestar atenção na alimentação e ingerir grandes quantidades de proteína de boa qualidade como o Whey Protein ao decorrer do dia, para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para a recuperação dos músculos. A Vitamina C também é útil para ajudar na recuperação muscular, assim como banhos mornos, sauna e massagens profundas.

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Consumir uma boa quantidade de ômega 3 através do óleo de peixe ou do abacate também irá ajudar na remoção dos radicais livres e reduzir a inflamação nos seus músculos e por todo o seu corpo.

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Tudo isso é de grande ajuda mas a dica principal para reduzir as dores musculares é se mover, como dito anteriormente. No início você sentirá um desconforto, mas conforme você se move, o fluxo sanguíneo é aumentado e isso ajuda a alimentar os músculos danificados com os nutrientes do sangue para ajudar na recuperação muscular (daí a importância de ter uma boa nutrição).

Então procure fazer atividades leves como caminhadas, natação ou exercícios com o próprio peso do corpo, para causar um aumento no fluxo sanguíneo e acelerar a recuperação!

Onde Comprar Suplementos

Utilize o menu abaixo para encontrar o menor preço de suplemento. Evite comprar em lojas desconhecidas para evitar transtornos. Clique em uma das opções abaixo para ser redirecionado a loja.


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