A Creatina Faz Mal para a Saúde a Longo Prazo?

06/08/2013
Creatina faz Mal
Um dos suplementos mais famosos, a Creatina, é também alvo de várias polêmicas na mídia. Afinal de contas, será que a Creatina faz mal para a saúde a longo prazo? Continue lendo e conheça nossas explicações sobre esse assunto.

Creatina

A creatina é um aminoácido natural, que é derivado a partir dos alimentos e sintetizado a partir dos aminoácidos glicina, arginina, e metionina. Aproximadamente 95% da creatina é armazenada no interior dos músculos, enquanto os restantes 5% são encontrados espalhados pelo coração, o cérebro e os testículos. Muitos estudos da área mostraram que a creatina é um suplemento ergogênico eficaz para os atletas de várias formas.

No entanto, muitas pessoas tem preocupações sobre possíveis efeitos colaterais da creatina quando tomada por longos períodos de tempo. O único efeito “colateral” que tem sido consistentemente relatado é o ganho de peso. Isso não é um efeito negativo, entretanto. Conforme a massa muscular aumenta, obviamente aumenta também o peso corporal, afinal os músculos pesam bastante. Apesar disso, as preocupações com relação a segurança do uso da Creatina sempre foram levantadas na mídia popular.

O que Dizem os Estudos?

Um estudo recente examinou os efeitos da suplementação com a creatina a longo prazo em alguns indicadores de saúde, incluindo o exame de sangue, e análises urinárias dos atletas. Nesse estudo, os indivíduos consumiram cerca de 15g de creatina por dia na primeira semana e depois 5-10g de creatina diariamente nas semanas seguintes. Os pesquisadores recolheram análises de sangue e de urina em vários momentos diferentes dentro de 21 meses de suplementação: 0-6 meses, 7-12 meses e 12-21 meses.

Ao final do estudo, não houve qualquer tipo de diferença nos resultados das análises dos exames sanguíneos e urinários apresentados no início da pesquisa. Com esses resultados concluímos que suplementar com a Creatina a longo prazo parece não afetar de forma alguma o estado de saúde dos atletas (isso inclui o bom funcionamento do fígado e dos rins) em comparação aos atletas que não fazem uso desse suplemento. Esse estudo é apenas mais uma forte evidência de que tomar a Creatina por longos prazos não traz qualquer tipo de risco para a saúde, pelo contrário, esse suplemento irá somente ajudar na sua busca por mais massa muscular.

Marcas de Creatina com Qualidade Garantida:

Referência do estudo analisado:
Kreider, Richard B. “Suplementação com Creatina: Análise do valor ergogênico, segurança médica e referências.” J Exerc Physiol Online 1.1 (1998).

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