Treine de Forma mais Eficiente com um Monitor Cardíaco

13/08/2013
Monitor Cardíaco Polar
Descubra nesse artigo como a utilização de um monitor cardíaco pode tornar o seu treino muito mais eficiente e produtivo. Continue lendo e conheça tudo sobre os monitores cardíacos, seus principais benefícios, além de dicas de marcas e onde comprar.

Monitor Cardíaco

Hoje em dia os monitores cardíacos tornaram fácil a vida dos atletas de qualquer nível fornecendo um verdadeiro relatório sobre o treino, digno de um personal trainer. É como se você tivesse um personal trainer portátil preso ao pulso.

Sem um monitor cardíaco, a única forma de medir seu esforço é por tempo ou distância percorrida. Com um monitor de freqüência cardíaca, no entanto, você poderá obter uma melhor indicação do esforço realizado. E isso vem do coração, literalmente falando. Seu coração vai te dizer o quanto você está se exercitando, qual seu nível de condicionamento e seu nível de recuperação. Sabendo estas informações você com certeza vai poder realizar um treino mais eficaz e produtivo.

Monitor Cardíaco o que é?

Um monitor de freqüência cardíaca é composto por uma unidade de relógio no pulso e uma cinta transmissora. O relógio pode ser usado como um relógio esportivo convencional, e quando não estiver conectado à correia do transmissor tem a utilidade de qualquer relógio: horário, alarmes, funções de cronômetro, etc. Já o transmissor detecta o seu batimento cardíaco e transmite constantemente as informações para o relógio.

Existem alguns modelos que não possuem cinta. Esses modelos geralmente medem o batimento cardíaco quando o usuário coloca 2 dedos em 2 botões localizados na parte de cima do relógio. Esse tipo de medição é razoável, é uma boa forma de se orientar e é suficiente para se guiar, porém as informações da cinta são mais completas e contínuas.

Monitores Cardiacos

Frequência Cardíaca

É muito importante saber sua taxa de batimento máximo. A fórmula mais rápida utilizada pelos treinadores é subtrair sua idade de 220. Por exemplo, se você tem 25 anos, sua taxa máxima de batimento é 195bpm. Claro que isso é apenas uma forma de se orientar basicamente, isso NUNCA substitui um acompanhamento médico. Mas em indivíduos 100% saudáveis, esse é o método. Sabendo seu batimento máximo, você pode então calcular a porcentagem máxima que você deve se exercitar.

Calculando a Porcentagem de Batimento

Durante o treino aeróbio (corrida, bicicleta, etc), os pesquisadores recomendam se exercitar em 60-70% da sua taxa máxima de batimento (calculada anteriormente) para perder gordura e ganhar resistência, enquanto a faixa de 70-80% de batimentos máximos vai ter mais foco no condicionamento. Você também poderá monitorar os batimentos cardíacos durante o treino com pesos (musculação).

Existem vários recursos nos monitores cardíacos. Alguns são mais úteis que os outros. Claro que uma medida constante do batimento cardíaco é o ponto principal. É bom também que o monitor possibilite configurar alarmes sonoros para que você possa saber quando chegou na taxa máxima de batimento. Alguns mais modernos são capazes ainda de orientá-lo indicando se é melhor diminuir o ritmo ou “mandar ver”, dependendo da meta estabelecida pelo usuário. Outros modelos mostram apenas a taxa cardíaca e você mesmo vai ter que estabelecer seus limites.

Vale a pena comprar monitor cardíaco com as funções específicas para o seu objetivo. Se você precisa de algo simples, compre o modelo simples. Se quer todas as estatísticas compre um modelo mais sofisticado.

Qualquer monitor cardiaco que você escolher, use-o com frequência. Esse aparelho é excelente e primordial para quem quer saber exatamente como está indo o treino. Você vai ficar pensando como conseguiu treinar sem um monitor cardíaco! Realmente vale a pena.

Monitor Cardíaco Polar

Recomendamos a escolha de um Monitor Cardíaco Polar pois são aparelhos de altíssima qualidade e oferecem funções bem legais.

Fique agora com algumas sugestões de modelos de Monitor Cardíaco Polar bem bacanas:
Monitor Cardíaco Polar FT1 (Básico)
Monitor Cardíaco Polar FT40F (Avançado)
Outros Monitores Cardíacos Polar
Outras Marcas Recomendadas

Mais Lidas do Mês:

noticia relacionada 1noticia relacionada 2

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *