Importância da Respiração Correta na Musculação e Perigos da Respiração Errada

10/10/2013
Respiração Correta

Entenda neste artigo a importância de respirar de maneira correta durante os exercícios e quais são os riscos de respirar de maneira errada. Continue lendo e conheça nossas explicações, além de dicas sobre como corrigir a respiração.

Basta entrar em qualquer academia ou área de exercícios físicos que você com certeza irá ouvir muita respiração intensa. A respiração é essencial na musculação pois respirar corretamente irá ajudar a melhorar a eficiência do próprio treino. Respirar de maneira errada pode causar um aumento na pressão sanguínea e algumas vezes até problemas médicos mais sérios. Qualquer pessoa que levanta peso ou faz qualquer tipo de exercício físico precisa aprender a técnica de respiração adequada.

Inspire e Expire

A regra principal para a respiração é expirar (soltar o ar) quando for realizar a parte em que deposita mais força no exercício (a parte em que levantamos o peso) e inspirar (puxar o ar) quando estiver descendo o peso e se preparando para a próxima repetição. No supino, por exemplo, respire profundamente antes de começar e quando estiver subindo o peso, solte o ar completamente enquanto estica os braços, depois repita o processo, respirando profundamente enquanto desce a barra até seu peito. A mesma regra se aplica a todos os exercícios. Vale lembrar que em exercícios como o pulley, por exemplo, você deverá puxar o ar enquanto levanta os braços e ir soltando conforme vai descendo o puxador do exercício! Entendeu como funciona? Parte com mais esforço = soltar o ar, parte com menos esforço = puxar o ar. Analise cada exercício e veja a parte que exige mais força.

Pressão Sanguínea

Segurar sua respiração ou respirar com pouca profundidade durante o exercício físico limita o fornecimento de sangue aos músculos exatamente na hora em que eles mais precisam. Respirar de maneira incorreta aumenta a pressão sanguínea e pode causar tonturas ou até mesmo desmaios. Isso pode causar até mesmo problemas de pressão alta no longo prazo. Você precisa respirar corretamente e de maneira controlada, sempre respeitando a seguinte regra: ar pra dentro > nariz, ar pra fora > boca. Então relembrando a primeira etapa do artigo e utilizando o supino como exemplo novamente: puxe o ar pelo nariz enquanto desce a barra até o peito e solte o ar pela boca enquanto vai levantando o peso.

Manobra de Valsava

A respiração incorreta ocasiona um processo chamado de Manobra de Valsava, em que a passagem de ar no nariz e garganta se fecham mas o corpo continua tentando forçar o ar pra fora. Isso causa uma pressão extrema na cavidade torácica, reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração. É isso que causa desmaios ou em casos bem raros a batida irregular do coração ou ataques cardíacos.

Exceções
Alguns halterofilistas (levantadores de peso) experientes e profissionais que utilizam pesos extremamente pesados podem usar algumas técnicas de respiração diferentes, focando a respiração mais no estômago do que no peito. Isso ajuda a estabilizar a espinha durante exercícios extremos. Mas isso é apenas para aqueles atletas com nível bem avançado, a maioria deve mesmo se focar na respiração convencional.

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