Importância da Respiração Correta na Musculação e Perigos da Respiração Errada

By | 10/10/2013
Respiração Correta

Entenda neste artigo a importância de respirar de maneira correta durante os exercícios e quais são os riscos de respirar de maneira errada. Continue lendo e conheça nossas explicações, além de dicas sobre como corrigir a respiração.

Basta entrar em qualquer academia ou área de exercícios físicos que você com certeza irá ouvir muita respiração intensa. A respiração é essencial na musculação pois respirar corretamente irá ajudar a melhorar a eficiência do próprio treino. Respirar de maneira errada pode causar um aumento na pressão sanguínea e algumas vezes até problemas médicos mais sérios. Qualquer pessoa que levanta peso ou faz qualquer tipo de exercício físico precisa aprender a técnica de respiração adequada.

Inspire e Expire

A regra principal para a respiração é expirar (soltar o ar) quando for realizar a parte em que deposita mais força no exercício (a parte em que levantamos o peso) e inspirar (puxar o ar) quando estiver descendo o peso e se preparando para a próxima repetição. No supino, por exemplo, respire profundamente antes de começar e quando estiver subindo o peso, solte o ar completamente enquanto estica os braços, depois repita o processo, respirando profundamente enquanto desce a barra até seu peito. A mesma regra se aplica a todos os exercícios. Vale lembrar que em exercícios como o pulley, por exemplo, você deverá puxar o ar enquanto levanta os braços e ir soltando conforme vai descendo o puxador do exercício! Entendeu como funciona? Parte com mais esforço = soltar o ar, parte com menos esforço = puxar o ar. Analise cada exercício e veja a parte que exige mais força.

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Pressão Sanguínea

Segurar sua respiração ou respirar com pouca profundidade durante o exercício físico limita o fornecimento de sangue aos músculos exatamente na hora em que eles mais precisam. Respirar de maneira incorreta aumenta a pressão sanguínea e pode causar tonturas ou até mesmo desmaios. Isso pode causar até mesmo problemas de pressão alta no longo prazo. Você precisa respirar corretamente e de maneira controlada, sempre respeitando a seguinte regra: ar pra dentro > nariz, ar pra fora > boca. Então relembrando a primeira etapa do artigo e utilizando o supino como exemplo novamente: puxe o ar pelo nariz enquanto desce a barra até o peito e solte o ar pela boca enquanto vai levantando o peso.

Manobra de Valsava

A respiração incorreta ocasiona um processo chamado de Manobra de Valsava, em que a passagem de ar no nariz e garganta se fecham mas o corpo continua tentando forçar o ar pra fora. Isso causa uma pressão extrema na cavidade torácica, reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração. É isso que causa desmaios ou em casos bem raros a batida irregular do coração ou ataques cardíacos.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Exceções
Alguns halterofilistas (levantadores de peso) experientes e profissionais que utilizam pesos extremamente pesados podem usar algumas técnicas de respiração diferentes, focando a respiração mais no estômago do que no peito. Isso ajuda a estabilizar a espinha durante exercícios extremos. Mas isso é apenas para aqueles atletas com nível bem avançado, a maioria deve mesmo se focar na respiração convencional.

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