Quantas Calorias devemos Consumir por Dia?

By | 07/11/2013
Quantas Calorias por Dia?

Essa é uma das maiores discussões no ramo da musculação. Quantas calorias você deve consumir por dia afinal? Existem inúmeros artigos a respeito desse assunto que acabam dificultando demais as coisas. Então vamos tentar explicar de forma simples o básico.

Quantas Calorias por Dia?

Quando você quer ganhar massa muscular, manter os músculos já existentes ou definir o corpo, tudo se resume na quantidade de calorias que você ingere MENOS a quantidade de calorias que você gasta. De acordo com a nossa idade, peso corporal e atividades diárias, todos nós possuímos um nível calórico de “manutenção”. Esse nível de manutenção nada mais é do que a quantidade de calorias que precisamos consumir diariamente para MANTER o peso atual.

Calorias para o Ganho de Massa

Se seu objetivo for ganhar massa muscular e crescer, você precisa ingerir mais calorias do que gasta para garantir que os nutrientes alimentem o crescimento muscular. Antes de você ficar muito empolgado, isso não significa sair comento tudo que ver pela frente, mas sim adicionar aproximadamente 500 calorias ao nível de manutenção. Por exemplo, se você mantém a massa consumindo 2000 calorias diárias e pretende ganhar, deverá então consumir 2500 calorias por dia. Essa quantidade controlada serve para minimizar os ganhos de gordura corporal e priorizar os ganhos de massa muscular, ou seja, coma mais, mas coma alimentos saudáveis e de forma controlada.

Calorias Ganhar Massa

Calorias para Emagrecer

Agora se o objetivo for a perda de gordura corporal, você não deve passar fome e seguir aquelas dietas malucas de baixíssimas calorias, biscoitinhos, sopinhas, etc. Se fizer isso, seu corpo vai entrar em modo de “sobrevivência” e o resultado pode ser totalmente oposto, causar acúmulo de gordura. Seu corpo é inteligente, se você passa a comer de forma errada assim, ele passa a queimar menos gordura, para garantir que haja energia para as atividades diárias. Assim como no caso do ganho de músculos, a perda de gordura também deve ser feita de forma controlada. Uma forma excelente é começar a cortar 500 calorias do nível de manutenção. Ou seja, se você mantém o peso com 2000 calorias, passe a consumir 1500 calorias por dia. Isso vai permitir que seu corpo se adapte a nova dieta e ative a perda de gordura, em vez de entrar em modo de “sobrevivência”.

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Conclusão

Enfim, qualquer que seja seu objetivo, essas são as as melhores formas de começar. Adicione ou diminua 500 calorias por dia por alguns meses e verá o progresso. Se após esse tempo você não estiver ganhando/perdendo peso como esperava, adicione ou diminua mais 200-300 calorias. O importante é não causar um choque no corpo de maneira brusca, por exemplo, logo de cara já diminuir 800 calorias. Dê tempo para seu corpo se adaptar as mudanças e verá melhores resultados!

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