Treino para o Corpo Todo (Full Body) ou Treinar os Músculos Separadamente (Split)?

By | 27/11/2013

Treino Corpo Todo ou Musculos Separados?

Essa questão é bastante comum. Muita gente se pergunta se deve dividir a semana em treinos para o corpo todo (também conhecido como rotina Full Body) ou dividir os músculos e treinar cada parte separadamente em cada dia (rotina split).

Treino para o Corpo Todo ou Músculos Separados?

Falando de uma forma bem geral, os novatos geralmente tem mais benefícios fazendo um treino para o corpo todo, várias vezes por semana, e focando basicamente em exercícios compostos (supino, barra fixa, etc).

Aqueles mais avançados, que possuem mais força bruta e intensidade nos treinos, além de possuir a conexão “músculo-mente” (capazes de isolar completamente o músculo durante o exercício) geralmente precisam também de mais descanso entre os treinos de cada músculo, para permitir que estes se recuperem devido ao treino super intenso podem ter melhores resultados através de um treino de músculos separados (rotina split).

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Existe uma forma prática para se guiar e entender em qual dos grupos você se encaixa melhor:
0-18 meses de treino sério: Treino para o Corpo Todo 3 vezes por semana, com foco nos exercícios básicos (compostos).
18-36 meses de treino sério: Treino dividido em Parte Superior / Parte Superior ou o famoso Puxa / Empurra, sendo que cada um dos treinos deverá ser realizado 2 vezes por semana (totalizando 4 dias de treino por semana).
Mais de 36 meses de treino (3 anos) sério: Treino dividido por músculos separados (um dia apenas para costas, um dia para peito, um para perna, etc).

Claro que isso é apenas uma referência e isso não é obrigatório, mas na maioria dos casos os resultados são muito melhores seguindo essas metodologias de treino.
Espero que tenham gostado das informações. Bons treinos a todos e até o próximo artigo!

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