Exercícios Compostos (Básicos) X Exercícios Isoladores

02/12/2013
Exercícios Básicos e Exercícios Isoladores

Uma dúvida bastante comum é a respeito da diferença entre os exercícios compostos (ou básicos) e os exercícios isoladores. Qual dos tipos traz os melhores resultados? Devemos fazer ambos? Continue lendo e entenda tudo sobre esse assunto nesse artigo.

Exercícios Básicos X Exercícios Isoladores

Os exercícios compostos ou os chamados exercícios básicos trabalham vários grupos musculares de uma só vez. Vamos exemplificar para ficar mais fácil de entender essa questão:
Agachamento: Trabalha os quadríceps, posterior da coxa, músculos do tronco (estabilizadores), etc
Levantamento Terra: Trabalha praticamente todos os músculos do corpo, incluindo os estabilizadores do tronco.
Supino: Peitoral (principal), ombros, tríceps.
Barra Fixa: Bíceps, Costas, Antebraço
Dentre outros…

Entendeu como funciona? Aqueles exercícios em que vários grupos musculares são requisitados em sua execução são os chamados exercícios básicos (ou compostos) e justamente por isso são os exercícios mais indicados para o ganho de massa de maneira geral. Além disso, são geralmente os exercícios que conseguimos utilizar a maior carga.

Já os exercícios isoladores, trabalham apenas um músculo ou grupo muscular. Por exemplo a rosca concentrada, rosca scott, cadeira extensora, tríceps na polia, entre outros.

Tente utilizar os exercícios compostos como a base do seu treino de ganho de massa, e somente então inclua um ou outro exercício isolador para focar ainda mais nos seus objetivos. Esse é justamente um dos erros mais comuns nas academias: muitas pessoas ignoram a maior parte dos exercícios compostos e focam demais em exercícios isoladores para os músculos “mais vistos” (bíceps, tríceps, abdômen, etc).

Calma, não estamos dizendo que os exercícios isoladores são ruins, não é isso. São sim exercícios úteis para quem quer dar um foco específico em determinada parte do músculo. Porém, para os melhores resultados eles devem ser os exercícios “secundários” no seu treino.

Mais Lidas do Mês:

noticia relacionada 1noticia relacionada 2

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *