A Vitamina C Ajuda na Perda de Gordura?

08/01/2014
Vitamina C e a Perda de Gordura

Recentemente, a suplementação com Vitamina C tem sido associada a níveis de gordura mais baixos, particularmente nas regiões do estômago e do abdômen. Continue lendo para a explicação completa a respeito da influência da Vitamina C na perda de gordura.

Gordura Abdominal

A obesidade é uma das epidemias mais devastadoras no Brasil e no Mundo. Estar acima do peso está ligado a graves problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e acidentes vasculares cerebrais.  Entender o papel da Vitamina C na redução da gordura vai ajudá-lo a planejar melhor a sua alimentação.

A gordura abdominal é o tecido gordo em torno ou no interior da cavidade abdominal. É aquela camada que impede que os “gomos” do abdômen sejam visualizados. A gordura abdominal pode ser classificada em duas categorias, dependendo da localização. A primeira categoria é a gordura na superfície ou logo abaixo da pele. A segunda categoria é em torno dos órgãos, dentro do abdômen, incluindo os intestinos e fígado, e é chamado de gordura visceral. A gordura visceral é mais ligada a consequências médicas graves, tais como doença cardíaca, acidente vascular cerebral e câncer de mama e colo-retal. O excesso de gordura visceral pode causar uma liberação de hormônios em excesso que pode aumentar a pressão arterial, aumentar os níveis de colesterol e reduzir a utilização de insulina. Reduzir a gordura do estômago reduz o risco desses problemas.

Vitamina C e a Gordura Visceral

Consumir a quantidade adequada de vitamina C é essencial para o metabolismo da gordura. Um nível baixo de vitamina C está associado ao aumento de peso e da circunferência da cintura. Mesmo pessoas que seguem dietas para perda de gordura mas deficientes em Vitamina C, podem até chegar a emagrecer (dificilmente conseguirão) mas podem continuar tendo muita gordura visceral, a gordura perigosa.

A vitamina C é necessária para a produção de moléculas utilizadas na oxidação, ou o metabolismo do tecido adiposo. Sem quantidade suficiente de vitamina C, o seu corpo é incapaz de eliminar a gordura armazenada. Seu corpo continua produzindo tecido adiposo para obter energia, mas não é capaz de utilizá-lo. É isso que provoca uma acumulação de gordura, principalmente na zona abdominal.

A vitamina C e o Exercício

Uma quantidade baixa de vitamina C causa também uma diminuição na utilização de gordura durante o exercício, de acordo com os especialistas da revista “Nutrição e Metabolismo”. Mesmo quando submetido a uma intensa atividade física, o organismo é incapaz de metabolizar a gordura sem vitamina C. Isto pode explicar por que algumas pessoas não perdem peso, apesar do exercício físico regular: Essas pessoas podem ser deficientes em vitamina C. Com bastante vitamina C, no entanto, é possível aumentar o seu potencial de queima de gordura durante o exercício.

Efeitos da Vitamina C

A vitamina C aumenta a perda de gordura em até 30 por cento, de acordo com o “Diário do American College of Nutrition”. Grande parte da população não ingere vitamina C o suficiente, por isso essas pessoas tem tanta dificuldade em queimar gordura. Sendo assim, suplementando com vitamina C, você poderá melhorar drasticamente sua perda de gordura.

Por último, mas não menos importante, a Vitamina C ajuda ainda a diminuir o Cortisol, o famoso “hormônio do stress”. Esse hormônio é responsável por muita coisa que você quer evitar, como a perda de massa muscular, o acúmulo de gordura, a perda de força, perda de motivação para o exercício físico, etc.

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água, ou seja, ​​não é armazenada no corpo e qualquer excesso é eliminado pela urina. Isso significa que você precisa de vitamina C diariamente, já que ela não se “acumula” no organismo.

Suplementos de Vitamina C:

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