Quais são os Tipos de Caseína?

By | 04/02/2014
Tipos de Caseína

Nesse artigo vamos conhecer os variados tipos de Caseína, apresentando a descrição de cada uma das formas além de indicações de marcas para obter os melhores resultados com esse suplemento. Continue lendo para conhecer o artigo completo.

A Caseína é um tipo de proteína encontrada no leite e seus derivados e é na verdade a proteína de maior quantidade encontrada no leite, somando 80% de seu conteúdo. A outra proteína predominante é o Whey Protein. A parte da Caseína é que dá a cor branca ao leite. A caseína é provavelmente a segunda proteína mais famosa no meio do fisiculturismo e indústria dos suplementos. Alguns estudos sugerem que a caseína pode ser superior ao Whey Protein para os praticantes não profissionais de musculação. Mas assim como no caso do Whey, também existem várias formas de caseína. Cada uma delas tem seus próprios benefícios. Continue lendo e conheça seus benefícios.

Caseína Isolada e Concentrada

A Caseína é geralmente derivada do leite através de um processo que requer a utilização de um coagulante. Esse coagulante, geralmente conhecido como quimosina, precipita e coagula a Caseína. A parte do Whey é então eliminada através de um processo chamado de sinérese. Esse processo pode ser realizado de várias formas e depende de vários fatores. Esse processo é geralmente o mesmo envolvido na produção de queijo, mas no caso dos suplementos de caseína, o foco é alcançar a maior sinérese possível, deixando a caseína mais pura. Geralmente você não vê a nomenclatura “Isolado” ou “Concentrado” nos suplementos de Caseína, mas seguem o mesmo princípio do Whey Protein no que diz respeito a menor quantidade de gordura, carboidratos, etc.

Caseína Micellar e Tri-Celle

A Caseína Micellar é um tipo especial de caseína que concentra as porções micellares da caseína. Os suplementos de Caseína são geralmente absorvidos de maneira lenta, ou seja, são os suplementos ideais para tomar antes de dormir, já que ficamos várias horas sem nos alimentar, entretanto a Caseína Micellar é considerada ainda mais lenta no que diz respeito a absorção e digestão, formando uma espécie de gel no estômago, tornando mais difícil a quebra da molécula pelas enzimas digestivas, proporcionando uma nutrição por ainda mais horas.

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A Caseína Micellar pode levar cerca de 6-8 horas para ser digerida. A Optimum Nutrition, uma das marcas mais famosas de suplementos alimentares no mundo possui em sua linha de proteínas um suplemento de Caseína Tri-Celle, que combina moléculas de caseína micellar num formato que é literalmente 3 vezes maior que as moléculas de caseína comum, tornando a digestão ainda mais lenta do que a Caseína Micellar convencional. Esses dois tipos de proteínas são ideais para tomar durante o dia assim como logo antes de dormir, quando ficamos muitas horas sem comer.

Caseinatos

A Caseína é naturalmente um composto bastante insolúvel, motivo pelo qual os suplementos de caseína geralmente tem uma textura granulada quando misturada. Por isso, os caseinatos são geralmente a fonte principal de caseína de vários produtos.

Caseína Hidrolisada

Assim como com oWhey Protein, a Caseína também pode ser hidrolisada, com foco na melhora da digestão, mas também parte a proteína em peptídeos menores, produzindo mais compostos bioativos potenciais na forma de di e tri-peptídeos. O processo de hidrólise também muda as propriedades hidrofóbicas e estruturas da proteína, impactando e geralmente alterando as características funcionais da proteína original. A Caseína Hidrolisada é produzida de forma similar ao Whey Protein Hidrolisado, usando enzimas para desfazer vínculos específicos na Caseína para criar proteínas menores e peptíteos. A Caseína Hidrolisada é absorvida mais rapidamente que a Caseína Micellar, mas ainda é mais lenta que o Whey Protein.

Marcas Recomendadas de Caseína:
Optimum 100% Gold Standard Casein
Elite Casein Dymatize
Casein MusclePharm

Definição Rapidamente é Possível

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