Efeitos e Benefícios dos Aminoácidos

By | 18/03/2014

Efeitos e Benefícios dos Aminoácidos

Nesse artigo iremos abordar os principais efeitos, benefícios e a importância de incluir os aminoácidos na sua suplementação. Continue lendo e conheça nossa explicação detalhada sobre o assunto.

Os aminoácidos são uma classe de moléculas orgânicas biologicamente ativas. Eles possuem uma estrutura básica, sendo que as cadeias laterais são o que dão cada aminoácido suas propriedades únicas. Há centenas de aminoácidos conhecidos.

Os aminoácidos são mais conhecidos como os tijolos de construção das proteínas. O termo “aminoácido ” é frequentemente usado em referência específica aos 22 aminoácidos que o corpo humano usa para fazer proteínas, ou aminoácidos “proteinogênicos”. Estes aminoácidos são ligados em uma ordem específica em cadeias chamadas polipeptídeos, que então passam a formar as proteínas, incluindo as musculares.

Dos 22 aminoácidos proteinogênicos, 9 são classificados como “essenciais” – isso significa que o corpo não pode produzi-los e que eles devem ser obtidos a partir de fontes externas, como alimentos ou suplementos.

Aminoácidos para Ganho de Massa

Enquanto todos os aminoácidos são benéficos para a construção muscular, alguns são mais importantes do que outros.

Os aminoácidos essenciais são, provavelmente, os mais importantes. Quando a proteína é feita, os aminoácidos são estabelecidas em uma ordem específica. Se os níveis de aminoácidos individuais são baixos, o “construtor” de proteínas vai demorar mais, obrigando a síntese de proteínas a retardar ou parar. Por conseguinte, é importante manter uma boa ingestão de aminoácidos essenciais para promover a síntese rápida e eficiente do tecido muscular (traduzindo: proporcionar o ganho de massa).

Os aminoácidos essenciais são 9: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Há um certo número de aminoácidos que possuem propriedades específicas para o ganho de músculos. A Leucina tem sido objeto de muita pesquisa e sabemos que este aminoácido estimula o corpo no que diz respeito a síntese muscular. Também ajuda o corpo a metabolizar o açúcar de forma mais eficaz, estimulando a liberação de insulina.

Já a Glutamina, é o aminoácido mais abundante na proteína muscular. Ela carrega o nitrogênio por todo o corpo, por isso tem um efeito positivo sobre o balanço de nitrogênio, o que determina se o corpo está estado de anabolismo (ganho de massa) ou catabolismo (perda de massa). Após o exercício, a glutamina é esgotada do músculo, por isso é muito importante suplementar para repor esse estoque perdido. A glutamina também melhora o sistema imunológico, o que é importante para qualquer pessoa que treina de forma árdua e séria.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


Efeitos dos Aminoácidos

Aminoácidos para recuperação muscular

A recuperação é tudo na musculação – é o momento em que o novo músculo é formado. Um bom exercício vai fazer você sentir dor, mas uma rápida recuperação possibilitará uma volta mais rápida para a academia, treinando com mais frequência e com maiores resultados.

Há um grupo de aminoácidos que são praticamente sinônimos de recuperação. e estes são os famosos BCAAs ou aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAAs são os aminoácidos leucina, isoleucina e valina. Como já citamos, a Leucina tem ligação direta com o ganho de massa. Junto com os efeitos de construção muscular do BCAA, estudos têm demonstrado que a suplementação com BCAA reduz a inflamação e dor após o treino.

A Arginina é um reforçador de óxido nítrico (NO) que pode ser usada para a recuperação. O NO expande os vasos sanguíneos, o que resulta em aumento do fluxo sanguíneo para os músculos. Por esses motivos a Arginina é popularmente usada durante o treinamento para melhorar o pump e aumentar a força. Como o BCAA, a arginina poderia facilmente se encaixar na categoria de construção muscular, mas também é uma grande ajuda na recuperação, permitindo a entrega de mais oxigênio, nutrientes e combustível para os músculos em recuperação.

Aminoácidos para perda de peso

Cada vez mais a ingestão de alto teor de proteína está associada à perda de peso. A perda de peso é um processo catabólico onde a massa corporal é perdida. Um dos fatores principais para a perda de peso saudável é não queimar a massa muscular, somente a gordura corporal. Além dos músculos serem mais úteis do que a gordura, as células musculares usam mais energia do que as células de gordura. Portanto quanto mais massa muscular, aumenta também a taxa metabólica do corpo, melhorando a eficiência da perda de gordura até mesmo em repouso. Traduzindo: o corpo gasta mais calorias apenas por ter que manter os músculos adquiridos, acelerando a queima de gordura.

Além disso, a proteína é conhecida por promover uma sensação de saciedade, de modo que uma dieta rica em proteínas, portanto, aminoácidos, é uma ótima maneira de perder o excesso de gordura. Alguns aminoácidos têm propriedades específicas que os tornam mais importantes do que outros quando se trata de se livrar de seus quilos extras.

Embora não seja estritamente um aminoácido, a carnitina é um composto dipéptido dos aminoácidos metionina e lisina. É um dos suplementos alimentares mais antigos e conhecidos, e seu uso principal é como um queimador de gordura. A Carnitina transporta os ácidos graxos para a mitocôndria, o centro de energia do corpo, onde são usados ​​como energia, melhorando o metabolismo da gordura.

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