É Melhor Realizar Exercícios Unilaterais ou Bilaterais?

02/06/2014

Mesmo com tantas informações sobre estudos e pesquisas a respeito dos benefícios dos exercícios unilaterais (exemplo: exercícios utilizando um braço ou uma perna de cada vez), sempre vão existir aqueles “cabeças duras” que se recusam em fazer exercícios utilizando um lado de cada vez. É por isso que quando essas pessoas precisam carregar mais peso de um lado do que no outro no dia a dia, acabam tendo dificuldades, dores e parecem que estão morrendo. Pelo costume de sempre utilizar os 2 braços ou pernas ao mesmo tempo o corpo acaba não adquirindo a força para trabalhar de forma independente.

O problema é que o mesmo vale também para o contrário! Treinar somente de forma unilateral não desenvolve o equilíbrio por completo para pegar pesos realmente pesados com ambos os lados do corpo ao mesmo tempo.

Exercícios Bilaterais e Unilaterais

Tanto os exercícios bilaterais (maior produção de força de modo geral, mais fáceis de serem aprendidos, menos estabilidade requerida, etc) e os exercícios unilaterais (mais amigáveis para as juntas, maior ativação do tronco / abdômen, maior estabilidade requerida, etc) tem seus benefícios e DEVEM SER realizados. É justamente por isso que os melhores personal trainers do mundo utilizam uma mistura de ambo os tipos de exercícios em suas rotinas.

Mas ainda assim tem gente que reluta e acredita que apenas os exercícios bilaterais devem ser seus exercícios principais para ganho de força e potência e que os unilaterais devem ser visto apenas como auxiliares. Isso está errado, ambos os tipos de exercícios precisam ter o seu espaço!

Portanto, se você quiser ganhar massa de verdade e obter um corpo completo tanto no que diz respeito a força, potência, desempenho e muscularidade, você precisa deixar esse pensamento de lado e ciclar entre os exercícios bilaterais e unilaterais como exercício principais e secundários.

Não deixe seu corpo cair na rotina, caso contrário seu progresso irá estagnar. Utilizar técnicas como as citadas aqui nesse artigo irá permitir que seu corpo continue sempre em desenvolvimento, proporcionando os melhores resultados possíveis. Faça o teste por alguns meses e poderá comprovar por conta própria.

Lembre-se da importância também de alternar seus exercícios de tempos em tempos. Varie a pegada, a ordem dos exercícios, a quantidade de repetições, etc. Depois de seguir as dicas por alguns meses, volte no site e deixe um comentário sobre os resultados! Espero que tenham gostado das dicas, bons treinos a todos e até o próximo artigo! Qualquer dúvida basta curtir a nossa página no facebook e deixar sua pergunta!

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


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