Opinião de Arnold Schwarzenegger sobre Overtraining

10/06/2014

Quais são suas opiniões sobre o Overtraining? Ele é um mito?

Resposta do Arnold:

A maioria dos “treinos” que vejo nas academias hoje em dia é tudo menos treino. Existe muita coisa errada, pessoas conversando, descansando demais, e com pouco foco nos músculos que estão sendo treinados. Quando seus treinos são tão casuais assim, a última coisa que você deverá se preocupar é em “diminuir o ritmo” ou tirar uns dias de folga. Mas se você treina de forma intensa, com ambição de obter ganho de massa muscular sério e aumento da força de verdade, a chance de sofrer overtraining existe sim, e você precisa saber reconhecer isso antes que seu progresso pare de ocorrer.

Quando comecei a treinar e competir, havia pouco conhecimento a respeito do conceito do overtraining, e eu e meus parceiros de treino nem falávamos disso. Quando a gente se sentia esgotado demais ou fazíamos treinos que realmente nos deixavam “quebrados” exageradamente, a gente tirava um dia ou outro de folga, procurávamos dormir e nos alimentar muito bem, e geralmente voltávamos mais fortes do que nunca. Hoje em dia, muitos fisiculturistas jovens parecem ter medo do overtraining, mas eu sugiro que você mantenha o treino mais intenso, pois o overtraining não é assim tão fácil de ocorrer.

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Se você treina 3, 4 ou 5 dias por semana, dorme 8 horas por noite, come calorias suficientes e consome bastante proteína para ajudar seus objetivos e segue um bom treino, seu risco de overtraining é quase nulo. Agora, se você está beirando os 40 anos de idade, treina pesado, segue uma dieta bem restrita para definição, ou treina de 6 a 7 dias por semana, aí sim você pode estar caminhando para o estado de overtraining.

Como Identificar o Overtraining?

Você vai descobrir que não consegue melhorar seu treino (ex: aumentar peso, repetições, etc), e vai começar a perder interesse no treino, e obviamente sentir mais dores musculares e principalmente cansaço extremo. Nesse ponto, faça o que eu faria: tire um tempo para se recuperar, e então mude seu treino, para voltar com força total.

Se você treina pesado por muito tempo, você pode abaixar os pesos em cerca de 40% por 1 semana. Os halterofilistas costumam chamar isso de “semana de deload”, e é isso que eles fazem para voltar com força total na semana seguinte. A cada 6 semanas mais ou menos, eu acho que é inteligente tirar 1 semana de folga totalmente ou treinar de forma bem mais leve que o normal, mas a hora de isso ocorrer pode variar de indivíduo para indivíduo, você precisa prestar atenção no seu próprio corpo.

O Overtraining na maioria dos casos é mais uma “recuperação ruim” do que Overtraining propriamente dito. Coma corretamente, durma muito bem por pelo menos 8 horas, e seja inteligente na forma que gasta seu tempo fora da academia e com certeza você irá progredir cada vez mais.

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