Opinião de Arnold Schwarzenegger sobre Overtraining

10/06/2014

Quais são suas opiniões sobre o Overtraining? Ele é um mito?

Resposta do Arnold:

A maioria dos “treinos” que vejo nas academias hoje em dia é tudo menos treino. Existe muita coisa errada, pessoas conversando, descansando demais, e com pouco foco nos músculos que estão sendo treinados. Quando seus treinos são tão casuais assim, a última coisa que você deverá se preocupar é em “diminuir o ritmo” ou tirar uns dias de folga. Mas se você treina de forma intensa, com ambição de obter ganho de massa muscular sério e aumento da força de verdade, a chance de sofrer overtraining existe sim, e você precisa saber reconhecer isso antes que seu progresso pare de ocorrer.

Quando comecei a treinar e competir, havia pouco conhecimento a respeito do conceito do overtraining, e eu e meus parceiros de treino nem falávamos disso. Quando a gente se sentia esgotado demais ou fazíamos treinos que realmente nos deixavam “quebrados” exageradamente, a gente tirava um dia ou outro de folga, procurávamos dormir e nos alimentar muito bem, e geralmente voltávamos mais fortes do que nunca. Hoje em dia, muitos fisiculturistas jovens parecem ter medo do overtraining, mas eu sugiro que você mantenha o treino mais intenso, pois o overtraining não é assim tão fácil de ocorrer.

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Se você treina 3, 4 ou 5 dias por semana, dorme 8 horas por noite, come calorias suficientes e consome bastante proteína para ajudar seus objetivos e segue um bom treino, seu risco de overtraining é quase nulo. Agora, se você está beirando os 40 anos de idade, treina pesado, segue uma dieta bem restrita para definição, ou treina de 6 a 7 dias por semana, aí sim você pode estar caminhando para o estado de overtraining.

Como Identificar o Overtraining?

Você vai descobrir que não consegue melhorar seu treino (ex: aumentar peso, repetições, etc), e vai começar a perder interesse no treino, e obviamente sentir mais dores musculares e principalmente cansaço extremo. Nesse ponto, faça o que eu faria: tire um tempo para se recuperar, e então mude seu treino, para voltar com força total.

Se você treina pesado por muito tempo, você pode abaixar os pesos em cerca de 40% por 1 semana. Os halterofilistas costumam chamar isso de “semana de deload”, e é isso que eles fazem para voltar com força total na semana seguinte. A cada 6 semanas mais ou menos, eu acho que é inteligente tirar 1 semana de folga totalmente ou treinar de forma bem mais leve que o normal, mas a hora de isso ocorrer pode variar de indivíduo para indivíduo, você precisa prestar atenção no seu próprio corpo.

O Overtraining na maioria dos casos é mais uma “recuperação ruim” do que Overtraining propriamente dito. Coma corretamente, durma muito bem por pelo menos 8 horas, e seja inteligente na forma que gasta seu tempo fora da academia e com certeza você irá progredir cada vez mais.

Definição Rapidamente é Possível

Agora, se o seu objetivo for a definição e emagrecimento rapidamente, recomendamos que siga um método de emagrecimento como o Código Emagrecer de Vez (clique), que consiste em algumas técnicas super avançadas que, ao serem seguidas, aceleram bastante esse processo, tanto para quem quer ganhar músculos como quem quer ter tanquinho. Recomendamos que assista ao vídeo que também se encontra no link para entender com mais clareza como esse método funciona. Já está virando febre nas academias do Brasil todo!


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