Quebrando Platôs no Treino com a Técnica Doublé

11/06/2014

Todos sabemos como atingir um platô pode ser algo desanimador. Por mais que você se esforce, parece impossível quebrar essa barreira, por mais que você tenha certeza de estar fazendo tudo corretamente. Isso é o que chamamos de platô na musculação. Conheça agora uma técnica que promete quebrar esses platôs, fazendo com que seja possível continuar progredindo. A técnica que vamos conhecer hoje é a técnica Doublé.

A Técnica Doublé

O termo Doublé vem do francês (lê-se Dublê) e significa fazer algo duas vezes, em dobro. Essa técnica não é tão famosa para o público, mas é muito usada pelos melhores personal trainers do mundo. Basicamente essa técnica envolve fazer o mesmo exercício 2 vezes no mesmo treino. Mas não, não é só aumentar a quantidade de séries. Você fará o mesmo exercício em momentos distintos do treino.

Como Funciona a técnica Doublé?

Qualquer exercício que você quiser melhorar, você deverá fazê-lo 2 vezes por treino. Por exemplo, vamos supor que seu supino seja fraco, você irá então fazer o supino no começo do treino e depois fará novamente o supino como último exercício. Essa técnica é excelente para quebrar platôs e pode ser usada tanto para ganho de força como para ganho de massa muscular (especializar em hipertrofia).

Então como podemos usar a técnica Doublé para especializar em hipertrofia? Vamos supor que o desenvolvimento de suas panturrilhas estejam ruins em comparação com o resto do corpo, algo muito comum de ocorrer já que o tamanho da panturrilha depende muito da genética de cada um. Nesse caso, você poderá fazer 8-10 séries de exercícios para panturrilha no começo do treino, fazer seu treino de peito ou costas por exemplo, e no final do treino fazer mais 8-10 séries de exercícios para panturrilhas. Isso com certeza irá fazer sua panturrilha dar uma boa desenvolvida como nunca.

Vale lembrar que essa técnica só é recomendada quando você atinge um platô e não deve ser usada durante longos prazos. Deverá usar somente quando você se dedica e não consegue aumentar o peso nos exercícios durante várias semanas ou quando faz tudo direitinho e simplesmente para de ver resultados no ganho de massa muscular em alguma área específica.

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