Receita Iogurte Caseiro Natural

13/08/2014

Tudo bem que encontramos os mais variados tipos de iogurtes nos supermercados, com várias opções de sabores e tipos. Mas será que esses iogurtes industrializados são saudáveis? A maioria não. O fato é que você pode fazer seu iogurte natural caseiro, que é muito mais saudável e sai muito mais barato, afinal como sabemos os iogurtes mais saudáveis que encontramos no supermercado são justamente os mais caros!

Para fazer essa receita é muito fácil, você vai precisar apenas de leite e um pouco de iogurte (que pode ser o próprio iogurte caseiro, ou um iogurte de supermercado para quem for fazer pela primeira vez). O segredo aqui é que o iogurte irá se multiplicar e é por isso que você acaba economizando bastante, e terá acesso a um alimento super nutritivo, prático e barato. Vamos então a receita?

Receita Iogurte Caseiro

Receita Iogurte Caseiro Natural

Tempo de preparo: Entre 30 e 45 minutos

Ingredientes

1 Iogurte Natural (de preferência caseiro, mas caso for a primeira vez, pode ser um de supermercado mesmo)
1 litro de leite

Modo de Preparo

O primeiro passo é colocar 1 litro de leite em uma panela e esquentar em fogo baixo.

IMPORTANTE: Não deixe o leite ferver, você deve apenas aquecer até cerca de 95ºC. Como nem todos possuem termômetros adequados para cozinha para controlar a temperatura com exatidão, fique bastante atento para não deixar o leite ferver em hipótese alguma. Caso ferva, consuma esse leite e comece novamente com outro litro de leite.

Após esquentar o leite, retire a panela do fogo e acrescente o Iogurte Natural. O recomendado é utilizar um pouco do próprio iogurte caseiro, mas se for a primeira vez que está fazendo, pode utilizar um do supermercado. Importante: Iogurte Natural!

Agora misture bastante para que o Iogurte se dissolva por completo, formando então um líquido homogêneo.

Coloque então essa mistura em copos ou vasilhas , e coloque-os em um recipiente  hermético (recipiente vedado) grande e deixe repousar durante toda a noite.

Após esse tempo, comprove se o iogurte teve sua fermentação e está com a consistência que você deseja.

Se sim, coloque na geladeira e separe uma pequena porção se caso pretenda produzir mais iogurte caseiro.

Atenção: como esse iogurte caseiro não possui qualquer tipo de aditivo, como conservantes por exemplo, você deverá consumi-lo mais rapidamente que um iogurte industrializado.

Pronto, agora não tem mais desculpas para não se alimentar corretamente! O iogurte traz inúmeros benefícios para o organismo e é excelente para quem busca a definição corporal.

Mais Lidas do Mês:

noticia relacionada 1noticia relacionada 2

Comentários

One thought on “Receita Iogurte Caseiro Natural

  1. Andre

    Sempre faço desta forma, mas aprendi um detalhe que ajuda , ligo o forno por no máximo dois minutos, desligo dai só verificar se a temperatura não ficou muito alta, tem que ficar perto de 40º a 45ºC , coloco a vasilha com a mistura dentro, e deixo descansar por umas 20, 24 horas dependendo do clima, só lembrando que dar uma aquecida no forno depois deliga, o forno tem um boa isolação térmica e vai funcionar como estufa, em lugares frios isso ajuda acelerar o processo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *