Como Aumentar o Consumo de Proteínas Diariamente

26/04/2016

Aumentar Consumo de Proteínas

A proteína fornece os “tijolos” para construção de tecidos (incluindo os tecidos musculares), enzimas e hormônios. Cada célula no nosso corpo precisa de proteína. Os especialistas recomendam pelo menos 0,6g de proteína para cada kg de peso corporal. Se você for um atleta ou estiver se recuperando de alguma doença, você provavelmente precisará de muito mais que isso. Podemos aumentar essa quantidade de proteína através da alimentação e da suplementação.

 

Requerimentos de Proteína

O Instituto de Medicina diz que consumir até 35% das calorias em proteínas é uma medida segura. Os atletas, dependendo do nível, podem precisar de até mesmo 1,1g-1,8g de proteína por kg de peso corporal diariamente. A necessidade proteica de atletas é maior pois eles gastam muito mais energia e danificam seus músculos de forma muito mais intensa do que as pessoas comuns. A proteína ajuda na reconstrução muscular, crescimento e recuperação de maneira geral. A proteína ajuda inclusive em algumas doenças, como é o caso do câncer, ou até mesmo no caso de recuperação de machucados graves, tais como queimaduras e cortes sendo cicatrizados.

A proteína proporciona uma sensação maior de saciedade, por mais tempo, e pode até mesmo aumentar seu metabolismo, fazendo com que um maior consumo de proteína diariamente possa ajudar na perda de gordura corporal.

Alimentos que Contém Proteínas

As proteínas são feitas de amino ácidos, alguns desses o seu corpo não produz e precisam justamente serem adquiridos pela alimentação. Carnes vermelhas e brancas, ovos, derivados do leite e soja contém todos esses aminoácidos essenciais e por isso são consideradas Proteínas Completas. As proteínas incompletas incluem os feijões, as castanhas e os grãos (exceto soja), e recebem esse nome pois não possuem um ou mais dos aminoácidos essenciais. Entretanto, ao consumir uma boa variedade dessas proteínas incompletas, você poderá sim conseguir todos os aminoácidos essenciais.

Aumentando o Consumo de Proteínas: Dicas

Incluir uma porção de proteína a cada refeição e lanche irá ajudá-lo a aumentar drasticamente o consumo de proteína diariamente. Por exemplo, no café da manhã você pode passar a comer 2 ovos junto de seu cereal matinal para adicionar 12g de proteína. No almoço, procure consumir um filé de frango, por exemplo. No jantar, você pode consumir bifes magros, ou carne moída. Nos lanches, procure consumir iogurte grego, ou pasta de amendoim, ou porções de castanhas (de qualquer variedade). Esses são apenas alguns exemplos de como aumentar o consumo de proteína no dia a dia.

Suplementos de Proteína

Uma estratégia bastante útil para quem busca aumentar o consumo de proteínas é passar a utilizar um suplemento como o Whey Protein, a Caseína ou a Albumina. Todos esses suplementos são ricos em proteína da mais alta qualidade e valor biológico, além de possuírem excelente digestibilidade, proporcionando altas taxas de proteína com boa absorção pelo organismo.

O Whey Protein é uma proteína completa de alta digestibilidade, que é obtida do leite. Você pode adicionar o Whey Protein a vitaminas, no próprio leite, na água ou até mesmo em receitas de alimentos, aumentando bastante o consumo de proteínas diariamente.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre qual desse suplementos é o melhor, e essa resposta não existe. Todos são excelentes e a melhor opção seria consumir uma combinação de todas essas proteínas para obter o melhor de cada uma. Porém, caso você decida por consumir apenas uma, recomendamos então o Whey Protein, que é a proteína com maior digestibilidade entre as citadas.

Abaixo iremos indicar as melhores opções de Whey Protein, Albumina e Caseína:

Whey Protein (clique aqui)

Albumina (clique)

Caseína (clique)

 

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