Suplementos para Diabéticos: Quais Podem Tomar?

A Diabetes é uma condição médica na qual o indivíduo apresenta altos níveis de açúcar no sangue, pois seu corpo tem problemas para produzir ou utilizar a insulina. A Associação Americana da Diabetes explica que você deve limitar o consumo de gordura saturada e manter o consumo de açúcar baixo, já que isso pode aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Como muitos suplementos para musculação possuem ambos desses nutrientes, é preciso ficar atento na escolha e de preferência consultar um médico antes de utilizá-los.



Mas de maneira geral, iremos citar os suplementos mais indicados para quem tem Diabetes. Lembrando que cada caso é um caso, e você deve ficar bem atento ao rótulo do suplemento para analisar a informação nutricional e ver se ela se enquadra nas suas necessidades diárias.

Atualizado em: Março de 2020

Suplementos para Diabéticos


Barras de Proteína


Muitas barras de proteína possuem muita gordura saturada e açúcar para mascarar o gosto dos ingredientes mais saudáveis. Porém, se você procurar bem, irá encontrar algumas barras de proteínas com pouca gordura e pouco açúcar, dessa forma não impactarão tanto seus níveis de açúcar no sangue. Então tente encontrar as marcas com pouco açúcar e pouca gordura e bastante proteína, já que a proteína irá lhe ajudar muito em todos os aspectos da musculação, qualquer seja seu objetivo.


Hipercalóricos (COM CUIDADO!)


Os hipercalóricos, como o próprio nome já diz, possuem bastante calorias e nutrientes, sendo apresentado em forma em pó. Infelizmente, muitas marcas desses hipercalóricos usam açúcar e gordura para aumentar a quantidade de calorias. Então você precisa procurar as marcas que contenham fibras e pouca gordura e açúcar. Vai ser difícil encontrar uma marca nacional boa a esse ponto, portanto provavelmente você terá que utilizar uma marca importada.


Whey Protein


Os suplementos de Whey Protein geralmente tem entre 100 e 200 calorias por porção e proporcionam proteínas de qualidade superior e muito menos carboidratos e gordura do que os hipercalóricos. Porém, algumas marcas podem conter sim açúcar adicionado para melhorar o sabor, e gordura saturada. Desta forma, é preferencial optar pelo Whey Protein Isolado, um tipo de suplemento com bem pouca gordura e com uma média de 90% de proteína por porção.

Sem dúvidas o Whey Protein é um dos melhore suplementos para qualquer praticante de musculação. É considerado um suplemento essencial pois proporciona proteínas de altíssima qualidade de uma maneira super prática de consumir. Como você provavelmente já sabe, a proteína é um dos fatores essenciais no crescimento muscular e também na definição corporal. Desata forma, recomendamos a utilização de uma boa marca de Whey Protein pois as marcas mais baratas geralmente contém açúcar para dar volume ao pote. Fuja dessas marcas.

É importante ressaltar também que o valor biológico do Whey Protein é altíssimo, dessa forma a absorção da proteína pelo nosso corpo é bastante elevada. Se você optar por tomar somente um suplemento, sem dúvidas a recomendação fica com o Whey Protein Isolado. Vou deixar logo abaixo algumas indicações das melhores marcas de Whey Protein Isolado, para você ter a certeza de estar consumindo um suplemento de qualidade que irá proporcionar resultados excelentes.


Marcas Recomendadas de Whey Protein Isolado:

  1. 100% Whey Isolada BRN Foods 2kg (clique) - Opção Excelente e barata

  2. Iso Pro Whey 900g Probiotica (clique)

  3. Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition (clique) - A melhor opção, mas também a mais cara.

Suplementos Pré-Treino sem Cafeína


Os suplementos pré-treino são geralmente pós que contém em sua composição os aminoácidos, creatina muitas vezes a cafeína. Se você tem Diabetes, é melhor optar por um pré-treino SEM A CAFEÍNA. Um estudo realizado em 2004 apontou que a cafeína pode causar um efeito negativo na habilidade de seu corpo controlar os níveis de açúcar no sangue.¹

Então, especialmente no caso de diabéticos, é essencial manter distância de pré-treinos com cafeína. Você pode até pensar "ah, mas eu tomo meu cafezinho e não me acontece nada de errado!". Mas a diferença é que os suplementos pré-treino com cafeína contém uma concentração MUITO MAIOR de cafeína do que o café convencional. A dosagem pode chegar até mais de 10 xícaras de café em apenas uma porção. Então fique muito atento quanto a esse detalhe!



Controlando a Diabetes


Se você busca controlar sua Diabetes, recomendamos que utilize o Método de Controle de Diabetes (clique) desenvolvido por um médico americano. O método é bem extenso para ser explicado aqui nesse artigo, portanto recomendamos que você acesse o site do método para entender como ele funciona. Utilizando as dicas do médico você conseguirá controlar a Diabetes de forma mais fácil e isso se refletirá no seu desempenho até mesmo na Academia.



Referências:

¹ Caffeine impairs glucose metabolism in type 2 diabetes
(Cafeína prejudica o metabolismo da glicose no diabetes tipo 2) 

Última atualização desse artigo sobre Suplementos para Diabéticos: Maio de 2019