Dicas e Segredos dos Especialistas da Musculação! (Parte 1)

11/04/2018

Fala galera que acompanha o SuperMusculo, tudo tranquilo? Estamos dando início a uma série de postagens envolvendo o que há de novo no mundo da maromba, as melhores técnicas para definir e ganhar massa muscular, utilizando como base as pesquisas e consultas dos profissionais mais renomados da área, principalmente preparadores de atletas internacionais.

Nosso foco com essa série de postagens é quebrar paradigmas na área de musculação e descobrir o que funciona de verdade na prática e o que só funciona na teoria. Lembrando que todo o conteúdo postado nessa série não é baseado em achismo, mas sim em pesquisas super aprofundadas na área e consultas diretas com os melhores preparadores físicos internacionais. Estivemos um bom tempo preparando esse material que irá render muito conteúdo e esperamos que vocês gostem dos artigos. Não deixe de se inscrever no canal do Youtube e também de aceitar as notificações aqui no site para você não perder as próximas partes (o conteúdo é gigantesco e será dividido em várias publicações). Então vamos direto ao ponto!

Importante: Algumas informações você poderá considerar como absurdas, mas é necessário quebrar alguns paradigmas. Lembrando que o conteúdo não é baseado em achismo, mas sim a opinião dos profissionais. Tem muita coisa nova que funciona bem e contraria o que se acreditava no passado! Então deixe o julgamento de lado para ler e absorver as dicas dos melhores da área!

Parte 1

Profissional Consultado:

Stan Efferding (Treinador do Montanha de Game of Thrones)

Stan Efferding

Stan Efferding é um fisiculturista profissional da IFBB e powerlifiter, é considerado por muitos como o “fisiculturista mais forte do mundo” (em força bruta), e é o recordista mundial no Agachamento sem Faixa de Joelhos (~387 kg).

Principais Dicas do Fisiculturista Profissional e Preparador Stan Efferding:

Não é nenhum segredo: comer, dormir são as chaves para o crescimento e recuperação.

Sempre vão existir pesquisas que apoiam e contrariam qualquer argumento. Experiência e resultados sempre serão superiores a ciência provada em laboratório. É isso que ele descobriu em seus mais de 35 anos dedicados ao treino, sendo treinado por “gurus” e se transformando em treinador.

Stan Efferding acompanhou os conselhos que recebeu dos gurus do mundo todo por décadas e testou esses conselhos em vários atletas.

Stan treina as atletas femininas praticamente com a mesma filosofia. Segundo ele, não há muita diferença: os fundamentos são os mesmos.

Pequenas coisas que os caras grandes pensam que são inúteis mas fazem a diferença: caminhadas de 10 minutos. Bicicleta reclinada depois do treino de pernas melhora a saúde dos joelhos que sofrem com as cargas pesadas nos treinos.

Sentar-se entre as séries de agachamentos para que o sangue possa se dissipar da lombar e evitar um pump nas costas.

Segundo Stan, tomar 6 litros de água por dia não vai te hidratar. Segundo o atleta, a hidratação só ocorre através de boas quantidades de minerais.

Stan tem preferência pela carne de vaca em vez de frango. Não que o frango seja ruim, mas considera a carne de vaca uma fonte de proteína superior.

Espinafre é rico em nutrientes. Frutas são ricas em nutrientes. A frutose estimula o fígado que é bastante requisitado para quem treina pesado.

Cenouras e Bata Doce são excelentes fontes de fibras prebióticas (essenciais).

Stan Efferding Montanha

Stan Efferding é treinador do ator que interpreta o “Montanha” (Game of Thrones)

Ovos: as claras contém aditivos que reduzem a absorção. A maior parte dos nutrientes está na gema.

Boas fontes de cálcio: Leite, queijos duros e iogurte.

Iodo estimula a tireoide para trabalhar de maneira mais eficiente. Boas fontes de iodo: suco de amora, suco de morango.

Não se deve ingerir muita quantidade desses alimentos de qualquer forma, e para algumas pessoas ovos e derivados do leite podem causar uma alergia, muitos alimentos possuem “anti-nutrientes” que causam indigestão.

Então como alimentar um atleta gigante que come mais de 5 mil calorias sem causar indigestão? Arroz branco e bife.

Exatamente o mesmo programa nutricional é utilizado pro Montanha e para atletas femininas (bikini). Obviamente em quantidades de calorias diferentes.

Dica do Stan: Deixe a aveia passar a noite absorvendo 1 colher de iogurte para quebrar os anti-nutrientes.

Stan sugere uma pitadinha de dextrose no arroz para tornar mais fácil de comer.

Frango e Peru comem soja e não tem tempo de processar os nutrientes, mais gordura poliinsaturada. Segundo Stan as gorduras poliinsaturadas não são boas fontes de energia. Por isso também a preferência pelo bife.

Ele é totalmente contra: Óleos processados, trigo (pode comer ocasionalmente, mas demais na dieta inibe a digestão), farinha branca, açúcar.

Princípios Gerais no Treino de Força: cuidados para não sobrecarregar a espinha lombar (principalmente no Terra e Agachamento).

Nem todas as calorias são a mesma coisa. Quando perguntado a respeito de shakes, Stan respondeu: “Alguma coisa é melhor que nada. Nunca passe fome”.

Alimentos com digestão eficiente: ovos, laranjas ou suco de laranja (tireoide e fígado), cenoura para fibras, vegetais com baixo metano (espinafre cozido, pimenta vermelha cozida e cenoura) causam menos inchaço. Arroz integral possui Ácido Pítico (difícil de digerir em grandes quantidades).

Para aquelas pessoas que ficam dizendo que a carne pesa no estômago, o corpo se adapta ao alimento que você consome e vai ficando mais fácil a digestão. Gradualmente vá aumentando a quantidade de alimento de acordo com o volume e carga no treino. Não é para já chegar comendo igual o Montanha nas suas primeiras semanas.

Stan Efferding Dicas

Hidratação é água + minerais + eletrolitos, não só água. Sal é importante.

O corpo só consegue absorver uma certa quantia de proteína e gordura. O carboidrato parece ser a resposta para MANTER TAMANHO (arroz branco ainda recomendado), esteja você querendo aumentar ou baixar de peso.

Carboidrato após o treino é importante (ps: mais informações do Stan sobre o que ingerir pós-treino com detalhes nas outras partes do nosso artigo)

O corpo passa por uma “super compensação” após o treino intenso, e você precisa reabastecer imediatamente (frutose, dextrose, sódio)

Dietas Cetogênicas (keto) estão longe de ser as melhores para DESEMPENHO FÍSICO, mas proporcionam boa queima de gordura.

Leite Integral é bom para proteína, e não atrapalha o metabolismo. Beba antes de dormir pela caseína. O fígado converte a lactose em combustível para o cérebro.

Essencial: caminhadas de pelo menos 10 minutos todos os dias.

Stan Efferding Musculacao

Terminamos aqui então a primeira parte dessa sequência de artigo com as novidades na musculação e as melhores dicas de acordo com os especialistas da área. Lembrando que tudo aqui citado corresponde a prática de anos do especialista mencionado e não se trata de achismo! Cabe a você querer seguir ou não as dicas. Mas como o próprio especialista falou, a prática supera a ciência no laboratório.

Então espero que vocês tenham gostado e se inscrevam no Youtube e ativem as notificações aqui no site para não perderem a próxima parte do artigo. Lembrando que tem muitooooo material ainda, então espere por muitas partes!

Bons treinos a todos e até o próximo artigo!

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