
O Anabolismo é o estado de metabolismo do organismo em que os ganhos de massa muscular e síntese proteica são favorecidos. Já o catabolismo, é o estado em que o corpo começa a perder massa muscular, ou seja, o inimigo de qualquer praticante de musculação.
O que muitas pessoas não sabem, é que é possível manipular esse estado anabólico do corpo, fazendo com que o período de duração se estenda e garantindo maior ganhos musculares e queima de gordura corporal.
Aprenda nesse artigo o que é anabolismo e catabolismo, como evitar o catabolismo e como manter o estado anabólico por períodos mais longos.
Metabolismo
Todos sabemos que no nosso organismo ocorre uma enorme quantidade reações bioquímicas, muitas delas a nível celular. O conjunto dessas reações é chamado de Metabolismo.
O metabolismo do nosso organismo, basicamente está dividido em dois estados, que são completamente opostos: O Anabolismo e o Catabolismo
O que é Anabolismo?
O Anabolismo é a parte positiva do metabolismo para qualquer praticante de musculação, independente de seu objetivo, seja ele ganho de massa ou perda de gordura corporal.No estado Anabólico, ocorre um conjunto de reações que tem como objetivo o armazenamento de energia para o organismo e a reconstrução de tecidos (dentre eles os tecidos musculares).
Quando fazemos exercícios intensos com pesos, ocorre a destruição do tecido muscular, por isso sentimos aquela dor muscular característica, no dia seguinte. Quando o organismo entra em estado anabólico, a taxa de reconstrução muscular fica acelerada. O crescimento do músculo acontece quando ocorre essa reconstrução, pois cada vez que esse processo de destruição e reconstrução acontece, o músculo se reconstrói maior e mais denso.
Sendo assim, manter o Anabolismo deve ser prioridade pra qualquer praticante de musculação.
Dentre os principais hormônios catabólicos temos a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção dos hormônios glucocorticóides, dentre os quais figura o tão conhecido cortisol.
O que é Catabolismo?
Já no estado Catabólico, ocorre um conjunto de reações negativas para qualquer fisiculturista.
O corpo entra nesse estado quando está sem energia suficiente para manter o metabolismo e, por causa disso, começa a buscar energia destruindo suas próprias reservas. O grande problema é que boa parte dessa reserva de energia está nas células musculares, ou seja, para conseguir energia para manter o metabolismo, o corpo começa a se alimentar dos músculos, o que causa a perda de massa muscular.
É justamente por esse motivo que falamos que os músculos não crescem durante as sessões de musculação, mas sim durante o repouso. Exercícios intensos são desgastante para o organismo, o que faz com que o corpo entre em catabolismo. Os músculos irão crescer no repouso, desde que o organismo receba a quantidade necessária de nutrientes, fazendo com que o Anabolismo se mantenha.
Os principais hormônios anabólicos são o hormônio do crescimento (GH), a testosterona, a insulina e o IGF-1.
Para evitar a quebra de fibras musculares (catabolismo), o organismo precisa de um fluxo constante de aminoácidos na corrente sangüínea. Se seu corpo não encontra proteína disponível ele irá obter a proteína que precisa quebrando seu tecido muscular. Isso é o pesadelo de qualquer pessoa que deseja ganhar massa muscular e acelerar o metabolismo.
Para evitar o catabolismo você precisa ingerir alimentos protéicos de 3 em 3 horas Isso garante que seu corpo esteja sempre sendo suprido pelas proteínas de sua dieta. Também é importante uma alimentação adequada em proteínas + carboidratos pós-treino e evitar treinar com fome ou mais de duas horas desde a última refeição. Toda vez que você se sente com muita fome, pode ter certeza que seu corpo estará em estado Catabólico, o que irá causar a destruição de seus músculos. Se alimente com mais frequência e logo verá grandes resultados.
Nossa,muito bom esse site,super bem explicado.adorei..vou seguir sempre…