A glutamina detém o primeiro lugar entre os aminoácidos contidos nos nossos músculos e no sangue: ela equivale a metade de todos os aminoácidos. Nosso organismo precisa de muita glutamina pois esse aminoácido tem papel importante nas funções vitais.
Uma das características principais da glutamina é a sua influência no processo da síntese e decomposição de proteína. O consumo de glutamina acelera a síntese da proteína e diminui sua decomposição. A glutamina está ligada também ao processo de hidratação das células: células desidratadas acabam entrando em um estado catabólico (perda de músculos) enquanto as células com bastante água iniciam o processo de anabolismo (condição ideal para ganhar e manter massa muscular).
Riscos da Falta de Glutamina
Nosso organismo geralmente contém um grande estoque de Glutamina no tecido muscular: os músculos são como os tanques para esse aminoácido. 50% dos aminoácidos livres que estão presentes nas células musculares são sintetizados a partir da Glutamina. Quando nossos órgãos, o sistema imunológico ou outros “comedores de glutamina” não conseguem receber quantidades suficientes desse aminoácido através da alimentação, eles começam a usar os estoques de Glutamina dos músculos e isso leva o organismo diretamente ao catabolismo do tecido muscular (perda de massa muscular). Esse estado ainda se intensifica durante exercícios físicos: em apenas uma sessão de treino, o nível de Glutamina no sangue pode ser reduzido em 20%.
A Glutamina não é um aminoácido essencial pois nosso organismo pode produzi-la por conta própria. Praticantes de Musculação e atletas, entretanto, a consideram insubstituível pois treinos intensos causam uma utilização maior da Glutamina pelo nosso fígado em até 5 vezes. Os cientistas acreditam que isso acontece pelo fato de que nosso fígado precisa da Glutamina para realizar a síntese de glutationa (o principal antioxidante, que melhora as funções do fígado). É por isso que é de fundamental importância que os atletas recebam a quantidade necessária dessa substância a cada dia
Nosso organismo sintetiza aproximadamente 50-120g de glutamina por dia. Um atleta que pesa 80kg precisa de 20-50g de glutamina adicional por dia. E esse problema se agrava ainda mais caso você consuma poucas proteínas de fonte animal (carne, peixe, ovos).
Como Tomar Glutamina
– A Glutamina deve ser tomada em várias porções (3-5g) várias vezes ao dia (antes e depois do treino e antes de ir dormir
– A combinação de Glutamina e Glicina garante um efeito maior na volumização de células musculares em comparação a tomar apenas a Glutamina. A adição de Alanina ajuda a manter a concentração de Glutamina nos músculos.
– Você precisa tomar a Glutamina regularmente. A dose depende da intensidade do treino. De qualquer forma, 30g de glutamina por dia é mais do que suficiente, pois mais do que isso fará com que a Glutamina seja usada como fonte de energia.
Artigos Relacionados:
Glutamina: Guia Completo
Aminoácidos e a Produção do Hormônio do Crescimento
Para que Serve Cada Suplemento?
Anabolismo e Catabolismo