Posso Começar a Tomar Suplementos com Qual Idade?

By | 23/07/2012

Essa é uma dúvida que a gente sempre vê por aí, principalmente pela internet. Adolescentes iniciantes na musculação sempre querendo saber se podem ou não tomar suplementos alimentares sem riscos para a saúde.

Por esse motivo, o SuperMusculo preparou esse artigo rápido explicando sobre a idade ideal para começar a tomar suplementos. Continue lendo e esclareça de uma vez por todas essas dúvidas.

Atualizado em: Maio de 2019

 

O que são Suplementos Alimentares?

Em primeiro lugar precisamos esclarecer uma confusão muito comum entre os leigos: suplemento alimentar nada tem a ver com esteroides anabolizantes. Os suplementos alimentares, como o próprio nome já deixa claro, servem apenas para melhorar/complementar (suplementar) a nossa alimentação.

Um suplemento alimentar nada mais é do que alguma substância/nutriente encontrado naturalmente nos alimentos, porém de forma mais concentrada, fazendo com que seja facilitado o consumo desses nutrientes, algo que seria praticamente impossível apenas através da alimentação.

Adolescentes podem Tomar Suplementos?

Não importa a sua idade, qualquer pessoa pode tomar suplementos alimentares, a menos que você tenha alguma alergia a algum componente daquele suplemento. Como dito anteriormente, os ingredientes dos suplementos alimentares são encontrados nos alimentos, por exemplo a Creatina é encontrada na carne, o Whey Protein é encontrado no leite e a Albumina é encontrada nos ovos. Você já viu alguém proibindo um adolescente de consumir carne? A lógica é a mesma.

Com isso concluímos que adolescentes podem tomar suplementos sim. Se você é adolescente pode tomar Whey Protein, Maltodextrina, BCAA, hipercalóricos, não há problema algum, desde que siga as instruções das embalagens. A exceção são os suplementos que contém estimulantes. Alguns estimulantes podem trazer alguns efeitos indesejáveis, porém geralmente esses produtos vem com um alerta no rótulo, indicando que deve ser consumido apenas por maiores de 18 anos.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que essas orientações são passadas levando em consideração jovens completamente saudáveis. Se você possui qualquer doença, faz uso de medicamentos ou tem qualquer tipo de complicação ou alergia, é essencial que passe por um médico antes de pensar em tomar suplementos. Além disso, é super importante seguir TODAS as orientações dos rótulos dos suplementos para evitar qualquer efeito indesejável.

Entre as ofertas mais comuns, os suplementos dietéticos prometem melhorar a recuperação pós-treino ou atividade física, promover a queima de gordura preservando os músculos como fonte de energia, aumentar a síntese proteica e, com ela, diminuir os riscos de doenças e melhorar o desempenho geral em qualquer modo escolhido.

 

Veja a lista dos suplementos mais recomendados:

 

Suplementos de Proteína (Albumina, Caseína, etc) e a Proteína do Soro do Leite (Whey Protein)

O Whey é também o preferido dos adultos e entra na suplementação juvenil como suporte para promover o trabalho de anabolismo muscular e manutenção de todo o tecido muscular.

No caso do soro de leite, existem vários tipos de Whey (você pode aprender mais sobre os diferentes tipos de whey protein em outros artigos do nosso site). Essa proteína é capaz de oferecer boas quantidades de proteínas de alto valor biológico e está relacionada a uma melhor absorção de micronutrientes

Outros suplementos proteicos, como Albumina, Caseína, Blends de Proteína (combinação de várias proteínas), também podem ser indicados. No caso da Albumina, é considerado um dos suplementos mais naturais e com excelente custo benefício, tendo em vista que é bem barata e com altíssimo valor biológico.

 

BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada, embora não sintetizados pelo corpo e denominados essenciais, formam 35% dos aminoácidos essenciais da composição da massa muscular. Para aqueles que treinam e têm o objetivo de ganhar massa muscular, é essencial obter a quantidade ideal de BCAAs na dieta.

Os BCAAs são formados por isoleucina, leucina e valina e têm um papel importante na manutenção da massa muscular, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo a fadiga e aumentando a resistência.

 

Creatina

Este é um dos suplementos mais estudados pelos nutricionistas e é também um dos mais antigos. Ele está relacionado ao aumento da massa muscular, força e melhora do desempenho físico.  É sem dúvidas considerado hoje um dos melhores suplementos alimentares. Um dos maiores mitos sobre a Creatina é que ela é usada somente por fisiculturistas. Bem, essa parte não é mentira, mas os efeitos positivos desse suplemento podem ser aproveitados por atletas de diversas modalidades.

É considerado um suplemento que apresenta resultados rápidos tanto no ganho de força, resistência, recuperação e ganho de massa muscular. Além disso, a Creatina proporciona ainda um outro efeito muito legal que é o inchaço aparente dos músculos, logo nas primeiras semanas de uso.

 

Maltodextrina

A maltodextrina é um carboidrato complexo e vem do amido de milho. É muito indicada para atletas de alto rendimento, pois possui alto valor calórico e pode levar ao ganho de peso. É importante utilizar da maneira correta para que esse ganho de peso seja exclusivamente de massa magra, ou seja, de massa muscular. Como é um suplemento bem calórico, se não for utilizado da maneira correta pode acarretar no acúmulo de gordura.

A maltodextrina desempenha um papel importante no reabastecimento da energia do tecido muscular, participando prontamente na recuperação do glicogênio, além disso, garante mais força durante a atividade física, promovendo um treinamento mais eficiente e preservando o músculo da fadiga.

 

Espero que tenham gostado dessa matéria e até o próximo artigo! Bons Treinos a todos!

Última atualização: Maio de 2019

Comentários

6 thoughts on “Posso Começar a Tomar Suplementos com Qual Idade?

  1. ronnan tyh

    agora sim eu vou poder tomar sem riscoo algum

    Reply
  2. Fernando

    eu não sabia que eu podia tomar suplemento mais agora sim obg 🙂

    Reply
  3. pedro

    tenho 13anos peso 62 kg eu já posso tomar suplemento?

    Reply
  4. Gemima paula

    Olá tenho 18 anos, pesava 55kg comecei a treinar estou com 53, mais quero ganhar massa, posso tomar hipercalórica? Minha altura 1.73

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *