A Fase de Saturação da Creatina é Obrigatória?

Saturação da Creatina
A Fase de Saturação da Creatina é motivo de muito debate e discussão nas academias e principalmente na internet. Muitas pessoas dizem que é extremamente necessário fazer essa fase, outras dizem que não passa de um mito. Mas afinal: a Fase de Saturação é realmente necessária? Continue lendo o artigo para conhecer nossas explicações.




Esse é um assunto que definitivamente já causou muita polêmica. Mesmo que muitas pessoas digam que você precisa fazer a saturação, não existe nenhum estudo sério que demonstre que é crucial. Porém, mesmo não havendo provas concretas dessa necessidade, não significa que devemos considerar isso um mito. Não há estudos que comprovem, porém também não há provas que afirmem que não funciona.

Primeiro vamos dar uma olhada nas características da Creatina para analisarmos se faz sentido ou não a fase de saturação.

Informações sobre a Creatina

Seu corpo queima naturalmente entre 3-4g de Creatina por dia se você treina com pesos. Ela é utilizada durante o treino para recuperar os estoques de ATP que são gastos durante o exercício. O organismo é capaz de sintetizar creatina naturalmente através dos aminoácidos, então geralmente você já vai ter um pouco armazenado se você segue uma dieta com bastante proteína ou toma um suplemento de aminoácidos.

A Creatina é usada pelo organismo para aumentar a capacidade de trabalho anaeróbico. Vários estudos demonstraram um aumento na força e na massa muscular. Outros estudos concluíram ainda uma melhor recuperação muscular e aumento da resistência durante atividades físicas. Mas mesmo que todos concordem com os benefícios da Creatina é difícil dizer exatamente a quantidade do efeito que vai ser alcançado ou até mesmo a quantidade exata para consumo. Parte disso se deve ao fato da grande variedade de estudos envolvendo pessoas com níveis diferentes de condicionamento físico. Também existe uma pequena diferença na produção do organismo de cada pessoa. Geralmente o corpo pode produzir entre 2-3g por dia.
Treino com Creatina

A Creatina melhora o desempenho durante o treino de musculação.

Fase de Saturação da Creatina

Com base nas informações listadas acima, podemos concluir que uma pessoa que treina de maneira intensa por 4-5 dias na semana provavelmente vai ter pouca ou até mesmo uma quantidade negativa de Creatina no organismo (levando em consideração apenas a produção natural). Se seu corpo produz uma quantidade mínima de Creatina de 2g por dia, isso resulta em 14g disponível por semana. Se você gasta 4g de Creatina diariamente e treina 5 vezes por semana, você usaria 20g se essa quantia estivesse disponível. Isso é apenas um exemplo fictício, mas deu pra entender a ideia né?

A ideia por trás da Saturação da Creatina é garantir que o corpo esteja completamente carregado, fornecendo a quantia necessária quando for requisitado. Além disso, você vai fazer o corpo se adaptar a absorver essa substância similar a que ele produz, mas ainda assim estranha, já que "vem de fora". Durante a fase inicial supõe-se que o corpo não vai absorver tudo. Mas no final dessa fase, suas reservas deverão estar no nível máximo e o corpo vai se acostumar a absorver a dose diária, que é bem menor do que a dose de saturação.

Dessa forma, se você tiver, vamos dizer 20g disponíveis no organismo para o treino, mesmo se você gastar 5g em um dia, ainda vai ter muita Creatina estocada para repor essa quantia no músculo. Além disso, se você continuar tomando 3-5g por dia, somando com os 2-3g que seu corpo produz naturalmente, você garantirá um fluxo contínuo de Creatina para as necessidades do seu corpo.

Creatina Monohidratada


É obrigatória?

Respondendo de maneira direta: Não, a fase de saturação não é obrigatória para conseguir ganhar músculos. Mas a Fase de Saturação pode fazer a diferença no seu treino? Sim, pode fazer a diferença.

A explicação é que não tem como saber exatamente quanta Creatina seu organismo produz, qual a quantidade que você tem armazenada no momento e quanto você gasta em cada semana. Por isso, faz sentido começar a tomar a Creatina fazendo a Fase da Saturação para garantir que seu corpo irá aproveitar esse suplemento da melhor maneira possível.

É por isso que muita gente diz que não consegue resultados sem saturar. Pode ser que o organismo dessas pessoas produza menores quantidades de Creatina naturalmente, ou essas pessoas gastam mais durante o treino, etc. Por outro lado, existem sim pessoas que conseguem resultados sem fazer a saturação. E a explicação é a mesma, pode ser que o organismo dessas pessoas produza muita Creatina naturalmente, essas pessoas podem gastar menores quantidades diariamente, etc.

Conclusão

Sendo assim a resposta definitiva é: faça testes e veja como seu corpo reage. Somente assim você poderá ter uma noção de como seu organismo administra a Creatina. Tome uma vez com saturação e observe os resultados. Dê um intervalo de 1 mês no mínimo e na próxima vez que for usar a Creatina, tome sem saturação e analise qual das opções trouxe os melhores resultados.

Por último, vale ressaltar que quanto maior o nível de pureza do suplemento, maior a concentração de Creatina por dose. Portanto evite as marcas desconhecidas e muito baratas, para garantir todos os efeitos do suplemento.

Marcas de Creatina Recomendadas (clique)